Concurso TCE RJ tem comissão alterada para 40 vagas de auditor
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro alterou a comissão responsável pelo seu concurso TCE RJ de auditor. Saiba mais!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:02/09/2024 às 10:57
Atualizado em:02/09/2024 às 12:02
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro alterou a comissão organizadora que ficará responsável pelo seu novo concurso TCE RJ de auditor. A seleção terá 40 vagas, cujas áreas já estão confirmadas.
A mudança na comissão foi comunicada nesta segunda-feira, 2, por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Estado.
A presidência foi alterada e agora terá como responsável o excelentíssimo sr. conselheiro José Maurécio de Lima Nolasco. Os demais membros da comissão, formada há quase um ano, não foram alterados.
Geralmente, a comissão fica responsável pelos trâmites pré-edital, como o levantamento da necessidade, elaboração do projeto básico e, posteriormente, processo de escolha da banca organizadora.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida fez contato com o TCE RJ para saber se já foram definidos os prazos e próximas etapas. Ainda não houve um retorno.
Autorizado em julho de 2023 pelo Conselho Superior de Administração do Órgão, o novo concurso TCE RJ já tem a sua oferta de vagas confirmada.
O aval concedido é para o preenchimento de 40 vagas, no cargo de auditor de controle externo, de nível superior, cujas oportunidades estão distribuídas entre as seguintes especialidades:
15 vagas para a especialidade de Controle Externo - superior em qualquer área de formação;
8 vagas para a especialidade de Ciências Contábeis;
8 vagas para a especialidade de Direito;
4 vagas para a especialidade de Engenharia Civil; e
5 vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação (TI).
Além disso, também será preenchido um cadastro de reservo durante o prazo de validade da seleção.
Para a carreira de auditor, a remuneração inicial é acima de R$13 mil para jornada de trabalho de 40 horas. Os servidores ainda têm direito a auxílios de alimentação, locomoção, saúde e educação (valor por dependente, limitado a três).
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
Já autorizado, concurso TCE RJ tem mudanças na presidência da comissão
O conselheiro-presidente do TCE RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, já informou que os esforços são para que novos concursos possam ser abertos no tribunal de maneira periódica.
Segundo ele, o ingresso regular de servidores oxigena o quadro de pessoal.
"A realização de concursos periódicos tem sido uma política da minha gestão. A oxigenação dos quadros internos do TCE-RJ, promovida pela entrada de novos servidores, propicia renovação e evolução de tendências e pensamentos, a partir dessas pessoas que vão contribuir por anos para a instituição", afirmou Rodrigo Melo.
É importante lembrar que o resultado final do concurso TCE RJ para técnicos e analistas foi homologado em setembro de 2022 e, desde então, tem sua validade em andamento.
Prepare-se para o concurso TCE RJ: veja como estudar com a ajuda de questões!
Último concurso TCE RJ foi realizado em 2021
O último concurso para a carreira é recente e teve edital publicado no final de dezembro de 2021. A seleção foi realizada no decorrer de 2022, com vagas também para técnico.
O TCE RJ destinou 20 vagas no total, sendo dez para cada cargo, com oportunidades para os níveis médio ou superior, respectivamente.
Para analista (atualmente denominado auditor), as chances foram para quem tinha habilitação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou em curso superior correlato, na área de Informática e Tecnologia da Informação.
A seleção contou com reserva de vagas para negros, indígenas, hipossuficientes e deficientes. Já as contratações ocorreram pelo regime estatutário.
Saiba o que foi cobrado nas últimas provas
Confira o que foi cobrado nas provas objetivas e discursivas para os cargos de técnico e analista:
Técnico do TCE RJ
A prova objetiva do técnico do TCE RJ foi composta por 150 questões, sendo 60 de Conhecimentos Básicos e 90 de Específicos. A estrutura foi a seguinte:
Conhecimentos Básicos - 60 questões
Língua Portuguesa;
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional; e
Legislação Específica.
Conhecimentos Específicos - 90 questões
Administração Orçamentária e Financeira (AFO);
Controle Externo da Administração Pública; e
Noções de Contabilidade Pública.
Já a prova discursiva teve três questões a serem respondidas em até 20 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.
Analista de Controle Externo
A prova objetiva do analista do TCE RJ apresentou 200 questões, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 de Conhecimentos Específicos. A estrutura foi a seguinte:
Conhecimentos Básicos - 100 questões
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Direito Administrativo; e
Direito Constitucional.
Conhecimentos Específicos - 100 questões
Análise de Dados e Informações;
Banco de Dados;
Desenvolvimento de Sistemas;
Engenharia de Software; e
Infraestrutura;
Segurança da Informação.
Por sua vez, a prova discursiva foi composta por três questões a serem respondidas em até 20 linhas e um estudo de caso de até 60 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.