A medida foi apresentada nesta terça-feira, 26, pelo presidente do TCE RN, conselheiro Carlos Thompson, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). O encontro aconteceu na sede do Legislativo estadual.
Segundo Thompson, a reestruturação é parte do processo de modernização do órgão, que tem sofrido com a perda de servidores nos últimos anos.
“O TCE perdeu recentemente mais de 100 servidores e há a necessidade de realizar um concurso público. A iniciativa é justamente essa: viabilizar a reestruturação administrativa para abrir novas vagas”, explicou.
A realização do concurso depende agora da formalização da comissão organizadora, o que deve ocorrer em breve.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!

Novo concurso TCE RN deve ter avaços após reestruturação administrativa
(Foto: Divulgação)
Durante a reunião, também foi entregue à Assembleia o Relatório Trimestral do TCE RN, referente ao segundo trimestre de 2025, com dados e resultados das ações realizadas entre abril e junho deste ano.
Participaram do encontro, além de Carlos Thompson e Ezequiel Ferreira, o conselheiro George Soares; o secretário-chefe da Presidência do TCE RN, Anderson Brito; e o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Renato Guerra.
Com a reestruturação aprovada, a expectativa é de que o concurso do TCE RN avance nos próximos meses, com vagas previstas para auditores e área meio, conforme já havia sido adiantado pelo presidente do órgão.
Como foi o último concurso TCE RN?
O último concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte foi realizado em 2015, sob a organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
Na ocasião, foram oferecidas 18 vagas imediatas para cargos de níveis superior, com destaque para a carreira de auditor, cujo salário inicial era de R$28.947,55.
As oportunidades foram distribuídas entre os cargos de:
- auditor (2 vagas);
- assessor técnico de informática (6 vagas);
- assessor técnico jurídico (3 vagas);
- inspetor de controle externo nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito ou Economia (3 vagas);
- inspetor de controle externo em Engenharia Civil (3 vagas);
- inspetor de controle externo em TI (1 vaga).
Para auditor, a seleção contou com provas objetiva, escrita, oral e avaliação de títulos, exigindo domínio em áreas como Direito, Contabilidade, Administração Pública, Economia do Setor Público, entre outras.
Já os demais cargos passaram por provas objetiva e discursiva, com disciplinas variando de acordo com cada função, incluindo Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Inglês, Ética no Serviço Público e noções de Controle Externo e Direito Constitucional.
► Resolva questões do último concurso TCE RN de auditor e teste os seus conhecimentos!
