O concurso foi aprovado por unanimidade durante Sessão Administrativa telepresencial, realizada nesta quarta-feira, 2 de julho.
Vale destacar que, no documento de contratação da banca e no projeto básico — utilizado no processo licitatório — já constava a previsão de que o edital seria divulgado logo após a aprovação do Tribunal Pleno do TCE RS.

Como o aval do Pleno ocorreu nesta quarta-feira, 2, a expectativa é que o edital seja publicado já na próxima segunda-feira, dia 7, ou na quarta-feira, dia 9, a depender se o prazo será contado em dias corridos ou úteis, uma vez que o documento não especifica qual critério será adotado.
O Cebraspe foi contratado e ficará responsável pela organização do novo concurso TCE RS, sendo o responsável pela publicação do edital, recebimento das inscrições e aplicação das provas.
Concurso TCE RS: veja cargos e salários
O concurso TCE RS contará com a oferta de 70 vagas imediatas, além de oportunidades para formação de cadastro de reserva.
Essas informações constam no contrato firmado com o Cebraspe, responsável pela organização da seleção, ao qual o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso.
O documento também traz detalhes sobre os cargos e a distribuição das vagas. Confira a seguir:
Nível médio
- Oficial de controle externo: 20 vagas.
Nível superior
Para graduados, o cargo contemplado será o auditor de controle externo, cujas especialidades contempladas serão:
- Arquitetura: 1 vaga;
- Ciências Contábeis: 15 vagas;
- Engenharia Civil: 4 vagas; e
- Tecnologia da Informação: 5 vagas.
O requisito para inscrição será o nível superior na área correspondente.
Segundo informações do Portal da Transparência do TCE RS, a carreira de auditor de controle externo conta com remuneração inicial de R$20.572,72. Para o cargo de oficial de controle externo, os vencimentos iniciais são de R$9.801,07.
>>> Clique aqui e baixe agora o seu calendário de julho <<<

Pleno aprova novo concurso TCE RS para auditor e oficial
(Foto: Divulgação/TCE RS)
Concurso TCE RS terá provas em duas etapas e aplicação em um único dia
A estrutura do novo concurso do TCE RS já está definida, conforme previsto no contrato assinado com a banca organizadora, o Cebraspe.
O processo seletivo contará com duas fases para todos os cargos:
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, também eliminatória e classificatória.
As avaliações ocorrerão no mesmo domingo, em turnos diferentes conforme o nível de escolaridade do cargo. Os candidatos de nível médio farão as provas pela manhã, enquanto os de nível superior serão avaliados em dois turnos: manhã e tarde.
Para os cargos de nível superior, a programação será a seguinte:
- No turno da manhã: prova objetiva de Conhecimentos Gerais e prova discursiva;
- No período da tarde: prova objetiva de Conhecimentos Específicos.
A prova objetiva seguirá o formato "certo" ou "errado", com o total de questões variando entre 80 e 100, de acordo com o cargo escolhido.
Na prova discursiva, os candidatos de nível médio deverão elaborar um texto dissertativo sobre tema da atualidade, com limite de até 30 linhas.
Já os concorrentes ao cargo de auditor responderão a duas questões discursivas: uma sobre Conhecimentos Gerais e outra relacionada à área de atuação.
