Concurso TCU 2020: nota de corte das provas objetivas da seleção
Desempenho nas objetivas do concurso TCU leva o candidato a ter a prova discursiva corrigida pela banca. Confira dados da seleção de 2015.
Autor:
Publicado em:07/05/2020 às 08:30
Atualizado em:07/05/2020 às 08:30
A nota da prova objetiva no concurso TCU é muito importante. O desempenho nessa parte da avaliação é o que levará o candidato ter a prova discursiva corrigida pela banca.
Portanto, conhecer a pontuação necessária nesta etapa da seleção pode ser um bom caminho para ter uma noção do que esperar quanto ao nível de preparação para o concurso TCU 2020.
Concorrência no concurso TCU é por região
Na última seleção, os candidatos tiveram que optar, no ato da inscrição, pelo cargo, área, especialidade, orientação, localidade da vaga que desejava concorrer e a cidade de realização das provas e da perícia médica.
Em 2015, a organização foi do Cebraspe e teve oferta de vagas para técnicos, de nível médio, na época com vencimentos de R$7.938,36, e analistas, de nível superior, que atualmente tem remuneração em início de carreira no valor de R$17.371,38.
O cargo de analista de nível superior possui 178 cargos vagos na função de auditor de controle externo. Para suprir a demanda somente com a realização de um novo concurso público, pois não há seleções válidas para o cargo.
O Tribunal de Contas da União tem autorização do Ministério da Economia para preencher 20 vagas do cargo de auditor de controle externo. No entanto, na Lei Orçamentária Anual de 2020 consta um aval para 30 vagas.
Assim, pode ser que aprovados em cadastro de reserva possam ser aproveitados durante o prazo de validade da nova seleção.
A distribuição das vagas no último concurso TCU se deu da seguinte forma:
Cargo/Área/Especialidade/Orientação
Localidade de vaga
Vagas para ampla concorrência
Vagas para candidatos com deficiência
Total
Auditor Federal de Controle Externo/Controle Externo/Controle Externo/Auditoria Governamental
Rio Branco/AC
2
*
2
Macapá/AP
1
*
1
Manaus/AM
1
*
1
Brasília/DF
27
2
29
Cuiabá/MT
1
*
1
Belém/PA
1
*
1
Boa Vista/RR
1
*
1
Auditor Federal de Controle Externo/ Controle Externo/ Controle Externo/ Auditoria de Tecnologia da informação
Brasília/DF
28
2
30
A maior oferta de vagas foi para a cidade de Brasília com 29 oportunidades para o cargo de auditor federal da área de Controle Externo, com orientação para a Auditoria Governamental, sendo 27 em ampla concorrência e duas para candidatos com deficiência.
A carreira também teve oferta de 30 vagas, sendo 28 para ampla concorrência e duas candidatos com deficiências, no cargo de audito da área de Controle Externo com orientação em Auditoria de Tecnologia da informação.
Desempenho nas provas objetivas no concurso TCU
Com a oferta de vagas distribuídas por cidades, a concorrência por uma vaga fica ainda mais acirrada requisitando uma preparação mais completa com planejamento, dedicação e esforço do candidato.
O exame objetivo contou com 200 questões, sendo 100 de "Conhecimentos Gerais" e 100 de "Conhecimentos Específicos", podendo totalizar, em caso de gabaritar a prova, 200 pontos nesta parte da avaliação.
Lembrando que a classificação final e convocação paras outras etapas dependeram de outros fatores como, por exemplo, a nota das provas discursivas do concurso. Mas, enquanto vamos analisar o desempenho necessário para a prova objetiva.
Da lista dos candidatos em ampla concorrência que conseguiram ter as provas discursivas corrigidas na cidade de Rio Branco, no Acre, com orientação para Auditoria Governamental, a menor nota na prova objetiva foi de 95 pontos e a maior 136 pontos.
É possível conferir as notas máximas e mínimas nas provas objetivas na imagem a abaixo:
O desempenho dos candidatos que concorreram ao cargo de auditor da área de Controle Externo, com orientação em Tecnologia da Informação, localizadas em Brasília, no Distrito Federal tiveram notas mínima de 98 pontos e máxima de 132 pontos.
Vale ressaltar que a pontuação da primeira etapa correspondia a soma das notas das provas objetivas e discursivas. Portanto, a convocação para a próxima fase do concurso (Perícia Médica) ainda exige um bom desempenho na prova discursiva.