Ainda segundo a Prefeitura de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a comissão para realizar o levantamento das necessidades de pessoal e dimensionar o quantitativo de vagas a serem ofertadas no concurso está em fase de constituição.
"O objetivo é suprir as vagas atualmente existentes e ociosas na estrutura administrativa do município, de forma a garantir a continuidade e a eficiência na prestação dos serviços públicos", disse o município, em nota.

Teresópolis RJ prepara novo concurso para diferentes áreas
(Foto: Bruno Nepomuceno/Prefeitura de Teresópolis)
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT), os trâmites do concurso devem avançar neste segundo semestre para que a seleção possa ser realizada em 2026.
Em reunião no início de junho com o sindicato, o prefeito Leonardo Vasconcellos se comprometeu a chamar a categoria em agosto para discutir o número de vagas e as áreas.
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
Concurso Teresópolis RJ deve incluir vagas para área da Saúde
Por mais que as áreas do novo concurso ainda não estejam definidas, a Saúde deve ser incluída no edital.
Isso porque a abertura das vagas para esse setor foi abordada desde fevereiro de 2024, com o envio do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto estimava a criação de 844 novas vagas para a Saúde.
O texto ainda determinava a exclusão de 544 vagas não utilizadas no antigo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a substituição de 469 contratados temporários.
Último concurso Teresópolis RJ foi realizado entre 2020 e 2021
O último concurso público para Prefeitura de Teresópolis ocorreu entre 2020 e 2021 para a Secretaria Municipal de Educação. Foram disponibilizadas 301 vagas para o cargo de professor, mais cadastro de reserva.
Para nível médio na modalidade Normal ou curso específico de graduação plena em Pedagogia, a oferta foi de 219 vagas imediatas de professor II, sendo 208 para ampla concorrência e 11 para Pessoas com Deficiência (PcDs).
O salário bruto para a função, na época, era de R$1.814,85 para uma jornada de trabalho de 22 horas por semana.
No nível superior, foram 82 vagas para professor I, com exigência de licenciatura plena em área específica, sendo elas:
- Português (21 vagas);
- Matemática (18);
- Geografia (cinco);
- Ciências (11);
- História (sete);
- Inglês (quatro);
- Educação Física (13); e
- Educação Artística (três).
Os aprovados para a função de professor II atuaram com jornada de 16 horas e vencimentos iniciais de R$2.572,40, na época.
Com organização do Instituto AOCP, o concurso foi composto por provas objetivas sobre Língua Portuguesa, Fundamentos da Educação e Conhecimentos Específicos.
Ainda foram realizadas provas de títulos.
Confira mapas mentais de Língua Portuguesa prontos e organizados. Baixe gratuitamente aqui!
