Regulamento traz detalhes do concurso TJ GO para área de apoio
Regulamento do novo concurso TJ GO para analista judiciário é publicado. Confira detalhes sobre a carreira, lotação, requisitos e provas!
Autor:
Publicado em:17/05/2021 às 12:45
Atualizado em:17/05/2021 às 12:45
O Tribunal de Justiça de Goiás publicou nesta segunda-feira, 17, o regulamento do novo concurso TJ GO para ingresso nas carreiras da área de apoio. O texto, disponível no Diário da Justiça Eletrônico, já prevê a oferta de vagas unificada e não mais distribuída por região.
No último dia 13 de maio, o presidente do tribunal, desembargador Carlos Alberto França, já tinha anunciado que seria gerado um cadastro unificado de servidores. Com isso, a chamada de aprovados no concurso será mediante a necessidade do órgão em cada localidade.
“A realidade do teletrabalho alterou bastante a questão, uma vez que a atuação antes dependia da presença física dos servidores na comarca. Além disso, sem a separação regional, é possível lotar servidores conforme forem apuradas demandas nas comarcas”, afirmou França.
O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por mais dois. Durante esse período, o tribunal poderá convocar aprovados para preencher as vacâncias.
Haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros. A previsão é que a oferta do concurso TJ GO seja de 101 vagas de analista judiciário do 1º grau de jurisdição.
O regulamento da seleção confirma os requisitos e áreas que serão contempladas. Veja:
Analista judiciário – Área de Apoio Judiciário e Administrativo: nível superior em qualquer área;
Analista judiciário – Área Especializada: nível superior em atividade profissional específica;
Analista judiciário – Área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador: nível superior em Direito.
O concurso TJ GO será composto por: provas objetivas e provas discursivas/estudo de caso, de caráter eliminatório e classificatório.
As alterações no regulamento constam na Resolução nº 148, de 12 de maio de 2021 , que foi apresentada pelo presidente do tribunal na sessão do Órgão Especial de 12 de maio e aprovada pelo colegiado.
Contudo, mais exonerações e aposentadorias aconteceram no curto espaço de tempo. O que elevou o quantitativo estimado para 101 oportunidades.
O Tribunal de Justiça de Goiás registra 195 cargos vagos na área de apoio. Desse total, 177 são de analistas judiciários. Como a oferta inicial do concurso será menor que a real necessidade, é provável que o órgão faça bom uso do cadastro de reserva com a chamada dos remanescentes.
O último concurso TJ GO para analistas judiciários foi realizado em 2014, cuja validade já foi expirada. O edital trouxe 474 vagas para analista judiciário, com exigência de nível superior em diferentes áreas.
Os salários, na época, chegaram a R$3.879,91. As chances foram distribuídas pelas 13 regiões judiciárias do estado.
Com a organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e discursivas. As questões foram sobre Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Geo-História de Goiás), Conhecimentos Específicos e Legislação Complementar.
A exceção foi para o cargo de analista área especializada, em que foram cobradas Noções de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, ao invés de Legislação Complementar e de Conhecimentos Específicos. Os candidatos ainda tiveram que elaborar uma redação.
Inicie os estudos para o novo concurso TJ GO
Com a proximidade do novo concurso TJ GO, a recomendação é iniciar a preparação o quanto antes. Não espere o edital ser publicado para começar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse.
O Tribunal de Justiça de Goiás já tem concurso aberto para juízes substitutos. A oferta é de 52 vagas imediatas mais cadastro de reserva para carreira. A remuneração inicial é de R$28.884,25.
Para se candidatar é preciso ter Bacharelado em Direito e, pelo menos, três anos de prática jurídica. Além de idade inferior a 65 anos na data da posse, idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais.
As inscrições poderão ser feitas de 7 de junho a 12 de julho, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora.