Concurso TJ GO cartórios: autorizada contratação da Vunesp como banca
A Diretoria-Geral do Tribunal de Justiça de Goiás autoriza a contratação da Vunesp como banca organizadora do concurso TJ GO cartórios.
Autor:
Publicado em:15/05/2020 às 09:56
Atualizado em:15/05/2020 às 09:56
O Tribunal de Justiça de Goiás está em processo de definição da banca organizadora do novo concurso TJ GO para cartórios. A Diretoria-Geral do órgão autorizou a contratação da Fundação Vunesp para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de maio.
O próximo passo deve ser a assinatura de contrato de prestação de serviços com a Fundação Vunesp. Depois disso, as partes poderão se reunir para definir o cronograma do concurso TJ GO de outorga das Delegações de Notas e Registro do Estado.
Caso os trâmites sejam agilizados, é possível que o edital seja divulgado nos próximos meses. A pandemia do Coronavírus e as orientações de distanciamento social devem ser levadas em consideração para escolha das datas.
Em julho de 2019, o tribunal chegou a autorizar a contratação do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) como organizar desse concurso para cartórios. No entanto, o contrato acabou rescindido.
Na época, o órgão revelou à FOLHA DIRIGIDA que o quantitativo de vagas estava em elaboração pela Corregedoria do TJ GO. Em geral, os concursos para cartórios contam com oportunidades para provimento e remoção.
No caso dos provimentos (ingresso) é aceita a participação de bacharéis em Direito. Já para remoção os candidatos devem ter exercido por 10 anos completos a função no serviço, até a publicação do edital.
Cargos: provimento e remoção nos cartórios do Estado
Vagas: número não revelado
Requisitos provimento: Bacharelado em Direito
Requisitos remoção: exercício por 10 anos completos a função no serviço, até a publicação do edital.
Salários: não informados
Banca: Fundação Vunesp [tag_teads]
Novo concurso TJ GO cartórios é solicitação do CNJ
Em fevereiro deste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) expediu uma recomendação para que o Tribunal de Justiça de Goiás realize novo concurso TJ GO para cartórios. Em inspeção realizada no final do ano passado, a Corregedoria Geral identificou a necessidade de preenchimento das serventias vagas.
No primeiro Encontro de Corregedores do Serviço Extrajudicial, em 2017, o TJ de Goiás se comprometeu a realizar novo concurso para cartórios. No entanto, até hoje, o órgão não cumpriu o prometido. Diante desses argumentos, o CNJ fez a seguinte recomendação:
“Que o TJ GO realize concurso público para o provimento e remoção dos serviços vagos há mais de seis meses nos termos da Lei, informando as providências adotadas no prazo de 90 dias”.
O último concurso TJ GO para cartórios foi aberto em 2008. O edital publicado trouxe a oferta de 50 vagas distribuídas pelas carreiras de tabelião e oficial de registro. As chances puderam ser preenchidas por ingresso ou remoção.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a banca responsável por organizar a seleção. Os candidatos foram avaliados por provas objetiva, discursiva e de títulos.
Nos exames objetivos, por exemplo, foram cobradas questões de Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Comercial, Tributário e Legislação Especial.