Concurso TJ MG: tribunal espera publicar novos editais ainda em 2021
Em reposta à Folha Dirigida, Tribunal de Justiça prevê editais do concurso TJ MG este ano, mas cronograma dependerá do cenário da pandemia.
Autor:
Publicado em:22/03/2021 às 15:58
Atualizado em:22/03/2021 às 15:58
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais espera publicar os editais do novo concurso TJ MG ainda este ano. O cronograma, porém, dependerá do cenário da pandemia da Covid-19, que impacta diretamente na aplicação das provas e conclusão do processo seletivo.
A informação foi passada com exclusividade à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 22, pela Assessoria de Imprensa do TJ. A oferta do concurso será para ingresso de juízes substitutos e servidores da área de apoio (nos cargos de oficial e analista judiciário).
“Espera-se que os editais possam ser publicados ainda este ano, mas dependerá do cenário da pandemia de COVID-19 que impacta na aplicação das provas dos concursos”, consta em nota enviada à reportagem.
No dia 11 de março, foram constituídas as comissões organizadoras do concurso TJ MG. Os membros serão responsáveis pelos preparativos internos da seleção, como a elaboração do edital e contratação da banca organizadora.
“O número de cargos será determinado pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) e constará no edital que regerá os concursos”, esclareceu o tribunal.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do tribunal, os preparativos para abertura do processo licitatório, para escolha da banca organizadora, já estão sendo providenciados pela Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef).
A licitação será realizada pela Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep). A partir da contratação da banca, o tribunal poderá definir o cronograma do concurso e publicar o edital.
Os preparativos da seleção foram iniciados em janeiro, quando o presidente do TJ de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, deliberou sobre a realização de dois novos concursos: um para juízes substitutos e outro para área de apoio.
Concurso TJ MG: requisitos dos cargos
Oficial judiciário: nível médio completo;
Analista judiciário:nível superior completo em áreas descritas no edital;
Juiz substituto:Bacharelado em Direito e três anos completos de atividade jurídica. Salário inicial de R$30.404,42.
Os salários da área de apoio não foram informados.
Resumo concurso TJ MG
Órgão: Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Vagas: não reveladas
Cargos: oficial, analista judiciário e juízes substitutos
De acordo com especialistas, a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação em concursos. Por isso, a orientação é começar já os estudos para o concurso TJ MG.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas.
O novo concurso para o TJ MG seguirá as regras de unificação dos quadros de pessoal da Primeira e Segunda Instância, aprovada em 2019. Os servidores do TJ MG, agora, compõem um quadro único.
Com isso, o órgão não pode mais realizar concursos individuais para provimento de vagas em cada instância. Com a unificação, os cargos foram agrupados e receberam as seguintes nomenclaturas:
Oficial judiciário (abrangendo as carreiras de oficial judiciário e oficial de apoio judicial, que exigem nível médio);
Analista judiciário (abrangendo a carreira de técnico judiciário, de nível superior).
Até 2019, o tribunal tinha os trâmites para concursos separados para as duas instâncias. O órgão contratou, por exemplo, o Instituto AOCP como banca organizadora da seleção para a Primeira Instância.
Assim, o tribunal encaminhou notificações ao Instituto AOCP e IBFC visando rescisão amigável de ambos os contratos. Uma nova licitação para escolha da banca deverá ser aberta em breve.
“Deverá ser realizada uma nova licitação para a contratação de empresa que irá operacionalizar um único concurso para provimento de cargos de servidores do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais”, consta em nota enviada à reportagem.