Concurso TJ MG: tribunal espera publicar novos editais ainda em 2021

Em reposta à Folha Dirigida, Tribunal de Justiça prevê editais do concurso TJ MG este ano, mas cronograma dependerá do cenário da pandemia.

Autor:
Publicado em:22/03/2021 às 15:58
Atualizado em:22/03/2021 às 15:58

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais espera publicar os editais do novo concurso TJ MG ainda este ano. O cronograma, porém, dependerá do cenário da pandemia da Covid-19, que impacta diretamente na aplicação das provas e conclusão do processo seletivo.

A informação foi passada com exclusividade à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 22, pela Assessoria de Imprensa do TJ. A oferta do concurso será para ingresso de juízes substitutos e servidores da área de apoio (nos cargos de oficial e analista judiciário).

“Espera-se que os editais possam ser publicados ainda este ano, mas dependerá do cenário da pandemia de COVID-19 que impacta na aplicação das provas dos concursos”, consta em nota enviada à reportagem.

No dia 11 de março, foram constituídas as comissões organizadoras do concurso TJ MG. Os membros serão responsáveis pelos preparativos internos da seleção, como a elaboração do edital e contratação da banca organizadora.

“O número de cargos será determinado pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) e constará no edital que regerá os concursos”, esclareceu o tribunal.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do tribunal, os preparativos para abertura do processo licitatório, para escolha da banca organizadora, já estão sendo providenciados pela Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef).

Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
TJ MG prepara novo concurso para juízes e servidores da área
de apoio (Foto: Renata Caldeira/ TJ MG)

A licitação será realizada pela Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep). A partir da contratação da banca, o tribunal poderá definir o cronograma do concurso e publicar o edital.

Os preparativos da seleção foram iniciados em janeiro, quando o presidente do TJ de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, deliberou sobre a realização de dois novos concursos: um para juízes substitutos e outro para área de apoio.

Concurso TJ MG: requisitos dos cargos

  • Oficial judiciário: nível médio completo;
  • Analista judiciário: nível superior completo em áreas descritas no edital;
  • Juiz substituto: Bacharelado em Direito e três anos completos de atividade jurídica. Salário inicial de R$30.404,42.

Os salários da área de apoio não foram informados.

Resumo concurso TJ MG

  • Órgão: Tribunal de Justiça de Minas Gerais
  • Vagas: não reveladas 
  • Cargos: oficial, analista judiciário e juízes substitutos
  • Escolaridades: níveis médio e superior
  • Link para último edital

Intensifique sua preparação para o concurso TJ MG

De acordo com especialistas, a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação em concursos. Por isso, a orientação é começar já os estudos para o concurso TJ MG. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas. 

Confira os cursos para carreiras de tribunais e comece já sua preparação!

Concurso TJ MG para servidores será unificado

O novo concurso para o TJ MG seguirá as regras de unificação dos quadros de pessoal da Primeira e Segunda Instância, aprovada em 2019. Os servidores do TJ MG, agora, compõem um quadro único.

Com isso, o órgão não pode mais realizar concursos individuais para provimento de vagas em cada instância. Com a unificação, os cargos foram agrupados e receberam as seguintes nomenclaturas:

  • Oficial judiciário (abrangendo as carreiras de oficial judiciário e oficial de apoio judicial, que exigem nível médio);
  • Analista judiciário (abrangendo a carreira de técnico judiciário, de nível superior).

Até 2019, o tribunal tinha os trâmites para concursos separados para as duas instâncias. O órgão contratou, por exemplo, o Instituto AOCP como banca organizadora da seleção para a Primeira Instância.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi escolhido para o concurso da Segunda Instância. Com a unificação das instâncias, o objeto dos contratos com as bancas organizadoras perdeu a validade.

Assim, o tribunal encaminhou notificações ao Instituto AOCP e IBFC visando rescisão amigável de ambos os contratos. Uma nova licitação para escolha da banca deverá ser aberta em breve.

“Deverá ser realizada uma nova licitação para a contratação de empresa que irá operacionalizar um único concurso para provimento de cargos de servidores do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais”, consta em nota enviada à reportagem.