Sai convocação para nova prova objetiva de juiz do Concurso TJ-PA
O Cebraspe divulgou o edital de convocação e disponibilizou os locais de provas para o concurso TJ-PA de juiz substituto.
Autor:
Publicado em:17/12/2019 às 13:43
Atualizado em:17/12/2019 às 13:43
O Cebraspe divulgou o edital de convocação e disponibilizou os locais para a realização das novas provas objetiva do concurso TJ-PA, após a primeira ter sido anulada. O Tribunal de Justiça do Estado do Pará visa preencher vagas na magistratura, para juízes substitutos.
A consulta aos locais de provas deve ser feita por meio do site da banca, em link específico e disponibilizado apenas aos candidatos:
As provas serão aplicadas no próximo domingo, 22 de dezembro, para todos os candidatos, às 8h, com duração de cinco horas, conforme previsto no edital de convocação.
A banca aconselha que os concorrentes compareçam ao local designado com antecedência mínima de uma hora do horário estabelecido. É preciso estar munido do comprovante de inscrição, documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta preta em material transparente.
Ao que tudo indica, a estrutura e o programa das provas serão mantidas pois não houve retificação divulgada pela banca. A prova de primeira etapa do concurso TJ-PA de juiz será composta por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas por três blocos de disciplinas:
Bloco I (30 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente; Bloco II (40 questões): Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral; Bloco III (30 questões): Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
A escala de avaliação será de zero a dez pontos, onde cada questão correta valerá 0,10 décimos. Para ser habilitado, o candidato precisa obter o mínimo de 30% de acertos em cada bloco de questões e 60% no total do exame.
Concurso TJ-PA já teve provas anuladas
O TJ do Pará já teve provas objetivas aplicadas no dia 27 de outubro. No entanto, o exame foi anulado após candidatos saírem dos locais com os cadernos de questões e cartões-resposta na mão.
Isso aconteceu após um estrondo no prédio do Centro de Ensino Unamea quando, por volta das 12h, que assustou candidatos e fiscais. Muitos candidatos acreditaram que o prédio estava ameaçando desabar.
Todavia, a perícia esclareceu que uma mangueira se desconectou do ar-condicionado e causou todo o barulho. O Cebraspe se manifestou sobre o ocorrido no dia 28, um dia após o caso:
"O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) informa que, por volta das 12h (horário local de Belém-PA), houve um forte barulho no Centro de Ensino Unamea, um dos locais onde ocorriam as provas do concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ/PA) para o cargo de juiz substituto. Este Centro está analisando os fatos sobre o ocorrido e, após o retorno do material de prova, verificará as atas de aplicação desta escola e informará, nos próximos dias, qual será o encaminhamento relacionado ao certame".
Após a realização das novas provas objetivas, os habilitados serão convocados para a realização das próximas fases, que serão:
2ª etapa – Provas discursiva e prática de sentença cível e criminal;
3ª etapa – Inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; e exame psicotécnico;
4ª etapa – Prova oral;
5ª etapa – Avaliação de títulos.
O concurso TJ-PA visa preencher 50 vagas para a carreira de juiz de direito substituto para o Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Os ganhos iniciais são de R$30.404,42. É preciso ter diploma de bacharel em Direito e três anos de experiência de atividade jurídica, exercida após a formação.