Novo concurso TJ PR para juiz é autorizado e forma comissão

Presidência do Tribunal autoriza a realização de um novo TJ PR para juiz substituto e designa comissão organizadora. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:06/12/2022 às 12:08
Atualizado em:06/12/2022 às 12:08

A presidência do Tribunal de Justiça do Paraná autorizou a abertura de novo concurso TJ PR para juiz substituto. O aval foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira, 5. 

Atualmente, existem 22 cargos vagos na magistratura do Estado. O cargo de juiz substituto tem como requisitos: Bacharelado em Direito há, pelo menos, três anos, além de exercício de atividade jurídica pelo mesmo período.

A remuneração inicial do cargo é de R$28.884,20. O último concurso para juiz substituto do TJ do Paraná ainda está válido e restam 26 candidatos remanescentes com possibilidade de nomeação. 

Porém, o artigo 3º do Regulamento dos concursos para o cargo autoriza o início de um processo de novo concurso independentemente do número de remanescentes na seleção anterior. 

Como os concursos para magistratura costumam ser longos, a estimativa é que os remanescentes possam ser nomeados antes da conclusão das etapas do novo processo. 

Fachada do Tribunal de Justiça do Paraná
TJ PR tem novo concurso para magistratura autorizado
(Foto: Divulgação)

Além da autorização para o concurso, a presidência do tribunal já designou a comissão organizadora. Os integrantes ficarão responsáveis por elaborar e preparar o próximo edital, que ainda não tem data para ser publicado.

Último concurso TJ PR para juiz foi aberto em 2021

O Tribunal de Justiça do Paraná abriu seu último concurso para juiz substituto em 2021. O edital trouxe a oferta de 12 vagas para o cargo, sendo nove para ampla concorrência, uma para candidatos deficientes e duas para negros.

Com organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), a seleção foi composta pelas seguintes etapas:

  • 1ª etapa: prova objetiva;
  • 2ª etapa: discursiva e práticas de sentenças;
  • 3ª etapa: 
    -> Inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato;
    -> Exames de sanidade física e mental;
    -> Exame Psicotécnico
  • 4ª etapa: prova oral;
  • 5ª etapa: avaliação de títulos

As provas objetivas tiveram 100 questões, versando por diversas disciplinas. Foi aprovado o candidato que obteve o mínimo de

  • 9 acertos no primeiro bloco de questões
  • 12 acertos no segundo bloco de questões; e
  • 9 acertos no terceiro bloco de questões

Mas, devendo alcançar, no mínimo, 60 acertos do total das questões dos três blocos.

O concurso do TJ PR tem prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.