Por esse motivo, o presidente do tribunal, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, determinou a revogação da dispensa do IBFC e a retomada da busca por uma empresa que assumirá a organização do novo concurso público.
Conforme o cronograma oficial indicado no termo de referência do concurso TJ PR, a expectativa era de aplicação das provas objetivas no mês de outubro, o que não ocorreu.
Em reunião recente realizada com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (SindijusPR), o presidente do TJ PR afirmou que "problemas operacionais" atrasaram a divulgação do edital.
No encontro, o desembargador reforçou a expectativa de que o edital seja publicado ainda em 2024.
Contudo, com a retomada da busca por uma nova organizadora, há a possibilidade de que o concurso TJ PR tenha seu documento publicado apenas em 2025.
O novo concurso público para o Tribunal de Justiça do Paraná contará com 60 vagas para o cargo de técnico judiciário, de nível médio. O salário do aprovado será de R$6.556,14.
IBFC explica revogação do processo
Já o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) emitiu uma nota, esclarecendo a revogação do processo.
Segundo a banca, em 1º de agosto deste ano, foi enviada uma proposta ao Tribunal de Justiça do Paraná, para a realização de concurso público de técnico judiciário, cujas provas deveriam acontecer em outubro deste ano.
No dia 2 setembro, o IBFC informou que foi disponibilizado pelo TJ à banca o contrato para assinatura, mantendo-se neste documento a data de aplicação de provas em outubro, mesmo período que foi enviado na proposta no início de agosto.
"Por se tratar de um prazo exíguo e como já havia se passado mais de um mês da data de envio da proposta, restando apenas 40 dias para o final de outubro, pediu o IBFC ao Tribunal que readequasse a data da prova, baseando o início do cronograma pela data da assinatura do contrato e não da proposta, uma vez já ter se passado mais de um mês do envio. Como estava descrito no termo de referência que a prova deveria acontecer no mês de outubro, achou por bem o Tribunal iniciar um novo processo de contratação, a fim de manter a isonomia entre as empresas participantes do processo licitatório", disse o IBFC em nota.
Ainda segundo a banca, não houve por parte do IBFC desistência de realizar o concurso e "sim uma certeza de que seria inviável a realização de um concurso desta envergadura com o prazo de 40 dias para planejamento e construção do edital, preparação do sistema de recebimento das taxas de inscrição em conta específica do Tribunal, abertura de inscrições e realização das provas, mantendo os padrões de qualidade e segurança necessários".
Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
Concurso TJ PR terá nova banca organizadora
(Foto: Divulgação)
Termo revela estrutura de provas do concurso TJ PR
Apesar de não haver detalhes relacionados às disciplinas que serão exigidas dos candidatos, o concurso TJ PR já conta com a sua estrutura de provas definida.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
As etapas serão aplicadas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.
A prova objetiva deverá conter 60 questões. Para ser considerado aprovado nessa etapa, o candidato do concurso TJ PR deverá obter, no mínimo, 70% do total de pontos previstos.
A etapa discursiva, por sua vez, consistirá na produção de uma questão de 15 a 30 linhas sobre um tema que será indicado pela banca organizadora.
A seleção terá validade de um ano, com a possibilidade de prorrogação por um período equivalente, conforme o interesse e a conveniência da Administração.
Como foi o último concurso TJ PR para técnicos?
A última seleção do TJ PR, para o quadro de técnicos, ocorreu em 2018. A seleção foi destinada ao provimento de 114 vagas.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
Na época, o concurso TJ PR exigiu conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa (20 questões)
- Matemática (15 questões)
- Noções e Direito e Legislação (15 questões)
- Informática (cinco questões); e
- Atualidades (cinco questões).
A parte de redação do concurso TJ PR consistiu em uma questão discursiva, no valor de 40 pontos.