Concurso TJ PR para técnicos tem banca organizadora definida
Com previsão de provas anunciada para este ano, concurso TJ PR confirma escolha da banca organizadora para técnicos, de nível médio.
Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:02/09/2024 às 11:30
Atualizado em:02/09/2024 às 11:30
O novo concurso TJ PR terá o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) como organizador. A decisão foi tomada em agosto e publicada nesta segunda-feira, 2, no Diário de Justiça do Tribunal do Paraná.
Conforme o documento, o Instituto AOCP apresentou atestados de capacidade técnica em menor número que o IBFC, tendo também realizado um menor número de concursos para servidores e magistrados em tribunais.
"Por isso, e em consideração aos critérios já expostos, é que se concluiu que a proposta que se apresentou mais tecnicamente balanceada e robusta, foi aquela do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação", diz o documento.
Desta forma, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, determina a contratação, por dispensa de licitação, do IBFC.
Agora, o próximo passo será a formalização do contrato, para a publicação do edital.
No entanto, caso o edital saia até outubro, é possível que as provas ocorram ainda em 2024, considerando o prazo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e as provas.
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
Concurso TJ PR terá 60 vagas de nível médio
Ao todo, o concurso TJ PR contará com60 vagas para o quadro de técnico judiciário.
Para ingressar na carreira de técnico, o candidato deverá possuir o nível médio completo. A remuneração inicial do aprovado será de R$6.556,14.
Além de informar as vagas e a previsão de aplicação das provas, o termo de referência do concurso TJ PR também apresenta mais detalhes relacionados ao edital.
De acordo com o documento, as provas objetivas serão aplicadas nas cidades de: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.
A prova objetiva contará com 60 questões, contendo cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única reposta correta cada.
Para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 70% do total de pontos previstos.
Os candidatos também serão avaliados por meio de provas dissertativas. A etapa consistirá na produção de uma questão de 15 a 30 linhas.
Cabe destacar que o concurso TJ PR será feito de forma regionalizada, com as vagas distribuídas em diversas regionais do tribunal.
De acordo com o documento, a seleção terá vigência de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, a depender do interesse e conveniência da Administração.
Apesar da oferta de somente 60 vagas imediatas, o TJ PR possui 691 cargos vagos em seu quadro de técnicos, o que favorece a utilização do cadastro reserva do próximo edital.
O órgão também possui 28 vagas de analistas em aberto. Além disso, o TJ PR conta com 50 cargos vagos para assistente social judiciário e 110 para o quadro de psicólogos.
Cabe destacar que, em reunião realizada em fevereiro deste ano, membros do Sindijus PR também destacaram a necessidade da recomposição do quadro de analistas e profissionais da área Psicossocial.
Veja como foi o último concurso TJ PR para técnicos
A última seleção do TJ PR, para o quadro de técnicos, ocorreu em 2018. Na época, foram destinadas 114 vagas para provimento.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
O concurso TJ PR exigiu conhecimentos nas seguintes áreas: