Concurso TJ RJ: 5 assuntos mais cobrados em Direito Administrativo
Concurso TJ RJ está suspenso, mas terá inscrições reabertas. Candidatos já inscritos e interessados na seleção precisam manter a preparação.
Autor:
Publicado em:02/04/2020 às 18:00
Atualizado em:02/04/2020 às 18:00
O concurso TJ RJ tem oferta de 160 vagas, sendo 85 para técnico de atividade judiciária, de nível médio, e 75 para analista judiciário, de nível superior, em diversas áreas profissionais.
De acordo com a nota divulgada para anunciar a suspensão da seleção, "no momento oportuno serão divulgados o cronograma ajustado e a reabertura do período de inscrição, com novo prazo de pagamento."
Com os processos paralisados e sem uma data definida para um novo cronograma, mas com a certeza de que haverá um novo prazo para inscrições, resta aos candidatos já inscritos e os interessados aguardarem por mais notícias sobre o concurso.
Cebraspe exige mais dos candidatos
Para o especialista, a escolha da antiga Cespe/UnB para aplicar as principais etapas do concurso para a área de apoio do tribunal é positiva. Já que por ser uma banca com um largo histórico de questões aplicadas ajuda na preparação dos candidatos.
"Desde o anúncio do Cebraspe como organizadora do certame para o TJ-RJ, muitos ficaram apreensivos. Afinal, o Cebraspe é, em última análise, “o temido Cespe/UnB”. Mas, garanto, o que parece ser motivo para pânico é, na verdade, uma baita vantagem. Sendo o Cespe/UnB a alma do Cebraspe, temos uma banca experiente e renomada, o que possibilita avaliarmos várias provas anteriores para o direcionamento dos estudos."
Ainda sobre as características da organizadora, o professor comenta sobre a necessidade de os candidatos possuírem um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos cobrados nas questões das provas.
De acordo com Evaldo Júnior, o Cebraspe é conhecido por apresentar "gabaritos que vão muito além do simples “decoreba”, sendo necessário o conhecimento da jurisprudência dos tribunais superiores e da doutrina majoritária acerca de assuntos recorrentes"
Evaldo cita alguns exemplos como a aplicação dos princípios, nepotismo, licitações e outros. Além disso, define que as provas organizadas pelo Cebraspe são caracterizadas pela interdisciplinaridade e que é preciso atenção aos enunciados.
Outro ponto acrescentado sobre o perfil da banca organizadora do próximo concurso TJ RJ para técnicos e analistas, de níveis médio e superior, respectivamente, é a contextualização contida nas avaliações.
Ter atenção ao resolver as questões das provas se faz mais necessário, pois as questões são propostas com muitas informações que podem levar o candidato que não estiver atento ao erro.
"O examinador lança mão, generosamente, de casos concretos na hora de avaliar o candidato, fugindo à ideia de literalidade da lei. Veja, por mais que o gabarito em si venha a ser um ponto literal da legislação, seguramente a pergunta proposta ao candidato será bem elaborada, cheia de informação. É preciso ler com calma e serenidade."
Assuntos cobrados pelo Cebraspe em Direito Administrativo
Em relação ao conteúdo de Direito Administrativo que será cobrado para ambos os cargos, o professor da Femperj relata que não é possível adivinhar o que vai cair na prova, mas que é possível ter uma ideia dos assuntos mais frequentes em provas do Cebraspe.
"Analisando provas anteriores, podemos perceber que alguns pontos de Direito Administrativo se destacam nos últimos cinco anos quando o assunto é Cebraspe/Cespe."
Segundo Evaldo, os candidatos podem levar em consideração cinco itens que foram cobrados nas últimas provas de nível médio aplicada pela banca para o cargo de técnico judiciário.
Licitações e Lei 8.666/93;
Regime Jurídico Administrativo, com ênfase em Princípios da Administração;
Agentes Públicos;
Organização da Administração; e
Responsabilidade Civil do Estado.
O especialista também aponta os conteúdos de Direito Administrativo que foram cobrados pelo Cebraspe nas últimas provas objetivas aplicadas para o cargo de analista judiciário, de nível superior.
"Quando analisamos as provas de nível superior, de Analista, percebemos uma especial inclinação da banca para questões relativas a Agentes Públicos, Improbidade Administrativa, Processo Administrativo, Licitações e Atos Administrativos."
Como estudar Direito Administrativo para o concurso TJ RJ?
Depois de apontar os conteúdos mais cobrados nos últimos cinco anos em provas aplicadas pelo Cebraspe, o professor orienta como direcionar os estudos para a matéria de Direito Administrativo.
Para o Evaldo, tanto os candidatos ao cargo de técnico quanto os de analista podem basear o aprendizado de conteúdos da disciplina nos temas mais frequentes em questões da banca, mas não deixar de observar outros tópicos do edital.
"Vejam que, de forma alguma, bastará restringir os estudos ao “Top 5” para se alcançar um excelente desempenho. Contudo, é fato que esses pontos são, digamos, os queridinhos da banca, possuindo enormes chances de aparecerem na sua prova, com maior ou menor grau de exigência."
Evaldo Junior reforça a necessidade de atenção aos enunciados das questões do Cebraspe para conseguir uma boa nota na prova. "Tenho certeza que quem alinhar estas dicas à atenção redobrada em interpretação de texto estará trilhando um excelente caminho rumo à aprovação."
Por fim, devido aos recentes acontecimento como, por exemplo, a suspensão do concurso TJ RJ até que os problemas causados pela pandemia do novo Coronavírus seja controlada, o especialista diz que é preciso manter o foco na preparação.
"No mais, sigam firmes nos estudos e não desanimem. Valerá a pena!"