Concurso TJ-RS define banca para novo edital de juiz substituto
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul prepara um novo concurso para a magistratura e já tem banca definida.
Autor:
Publicado em:04/12/2019 às 08:45
Atualizado em:04/12/2019 às 08:45
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul prepara um novo concurso TJ-RS para a magistratura. O edital de abertura para a carreira de juiz substituto, no entanto, ainda não tem data definida para ser divulgado.
Todavia, o processo de publicação do documento com todas as regras não deve demorar para acontecer. Isso porque a banca organizadora que ficará responsável pela próxima seleção já foi definida.
A Fundação de Apoio da Universidade Federal - a FAURGS foi escolhida por meio de dispensa de licitação, cujo aviso já foi publicado em Diário Oficial. O próximo passo será assinar o contrato com a empresa para que os preparativos avancem.
A banca ficará responsável por todas as principais ações, como a publicação do edital completo com todas as regras, além do recebimento de inscrições e taxas, além de aplicação de todas as etapas do processo de seleção.
Assim que o contrato com a banca for assinado o extrato do documento será divulgado no Diário Oficial. O documento costuma ser publicado contendo data de assinatura e período de vigência, podendo ainda trazer outros detalhes importantes do concurso.
A carreira de juiz substituto exige o o curso completo de nível superior em Direito, além de experiência em atividade jurídica no período mínimo de três anos, contados a partir da obtenção do grau de bacharel. No último concurso, os ganhos chegavam a R$22,2 mil.
O documento que anuncia a banca ainda revela as possíveis etapas de seleção. O aviso da dispensa comunica que a Faurgs será responsável pela inscrição preliminar, prova objetiva, prova discursiva e prova de sentença.
Concurso TJ-RS deverá ter cinco etapas de seleção
Para o próximo concurso público, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul ainda não confirmou muitas informações, por exemplo, o quantitativo de vagas. No entanto, a expectativa é para que sejam mantidas as mesmas estruturas do edital anterior.
Publicado em 2017, o edital trouxe uma oferta de 90 vagas efetivas e imediatas para o cargo de juiz substituto. Naquela época, a banca escolhida foi a Fundação Vunesp.
Os candidatos foram selecionados por meio de cinco etapas de seleção, começando por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame foi aplicado contendo 100 questões divididas em três blocos:
Bloco 1 - Língua Portuguesa, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente - 40 questões valendo 4 pontos;
A segunda etapa foi composta por uma prova discursiva e uma prática de sentença, enquanto que a terceira fase foi: sindicância da vida pregressa; investigação social; exames de sanidade física e mental; e psicotécnico. A quarta etapa foi uma prova oral e a quinta fase foi composta por prova de títulos, essa última apenas classificatória.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!