Preparativos do concurso TJ-RJ serão intensificados a partir do dia 7

Com o fim da validade do último concurso, o TJ-RJ irá acelerar preparativos para publicação de novo edital com 100 vagas.

Autor:
Publicado em:26/09/2019 às 14:11
Atualizado em:26/09/2019 às 14:11

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) confirmou na última quarta-feira, dia 25, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que só está aguardando o término da validade da seleção de 2014 para acelerar os preparativos do novo concurso TJ-RJ, cujo edital está previsto para sair até janeiro de 2020. 

Agora, o órgão só aguarda o fim do prazo de validade do concurso anterior de analista judiciário, que acaba em 7 de outubro, para intensificar os preparativos. Já para técnico judiciário, a validade terminou em 18 de agosto.

Concurso TJ-RJ 2019: o que estudar para técnico?

O setor de Comunicação do tribunal também divulgou que, até o momento, foram 989 nomeados do concurso de 2014. Inicialmente, foram abertas 208 vagas no edital. 

Veja a relação de nomeações por cada cargo até agora: 

Cargos Área Quantidade de nomeados
Técnico judiciário  sem especialidade 732 nomeados
Analista judiciário  Execução de mandados  86 nomeados
Analista judiciário  Comissário de justiça 26 nomeados
Analista judiciário   Psicólogo   60 nomeados
Analista judiciário  Assistente social   85 nomeados


No novo concurso TJ-RJ, a previsão é de 100 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, que possibilitará muitas convocações extras ao longo do prazo de validade da seleção (dois anos, prorrogável por mais dois). 

Em recente entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o presidente do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, enfatizou que o Regime de Recuperação Fiscal não será um empecilho para mais chamadas de aprovados. 


“A norma de Recuperação Fiscal não atrapalha em nada pois, como estão ocorrendo aposentadorias, a tendência é elas continuarem, ainda mais com a proximidade da reforma da Previdência. Em caso de aposentadorias, poderemos preencher as vagas. Acredito que aconteça como no concurso passado: preenchimento das vagas previstas no edital e chamada de excedentes. Isso, porém, vai depender de cargos vagos e orçamento para preenchê-los”, pontuou. 

A comissão do concurso ainda não foi formada, mas isso poderá acontecer já em outubro. Após a definição desse grupo de servidores para ficar à frente da seleção, o próximo passo é a elaboração do projeto básico do concurso, para então começar o processo de escolha da organizadora. 

Concurso TJ-RJ (foto: PGE RJ)
Novo concurso do TJ-RJ terá edital com 100 vagas até janeiro
(Foto: PGE RJ)

► Concurso TJ-RJ: confira notas de corte das provas anteriores

No nível médio, serão contratados novos técnicos judiciários sem especialidade, que ganharão R5.556,06. Já no nível superior, haverá vagas de analista sem especialidade e também nas áreas de Psicologia; Assistência Social; Psicologia; Comissário da Infância, Juventude e Idoso; Medicina; Análise de Sistemas e Execução de Mandados (oficial de justiça).

Em quase todos esses cargos, a remuneração é de R$8.059,89 – menos no último, cujo valor inicial é de R$9.972,05. 

curso online para concurso TJ-RJ

Confira as disciplinas cobradas no último concurso TJ-RJ

O concurso anterior do Tribunal de Justiça do Rio foi organizado pela FGV/Projetos. A prova objetiva, era composta por 100 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: 

• Grupo I
Língua Portuguesa (30), Raciocício Lógico (10)

• Grupo II
Noções de Direito Administrativo e Constitucional (10), Noções de Direito Processual Civil (15), Noções de Direito Processual Penal (15)

• Grupo III
Noções de Custas Judiciais (10) e CODJERJ, Consolidação Normativa e Legislação Complementar (10).

► Acesse as provas anteriores do concurso TJ-RJ

Foi considerado aprovado na prova objetiva o candidato que, simultaneamente, acertou, no mínimo 50% do total da prova, 40% do total dos grupos II e III, ou acertou, no mínimo, uma questão em cada umas das disciplinas contidas nos três grupos.

Os que atenderam as regras citadas acima foram ordenados de acordo com os valores decrescentes das notas finais da prova objetiva. A nota final da classificação o concurso foi obtida a partir do somatório dos acertos nas disciplinas de cada grupo.  [VIDEO id="8942"]