Concurso TJ SE: Sindijus pede a criação de cargos de analistas

Com estudos para um novo edital de concurso TJ SE em andamento, o Sindijus solicita criação de cargos de analistas judiciários. Saiba mais!

Autor:
Publicado em:09/06/2022 às 16:51
Atualizado em:09/06/2022 às 16:51

Visando a realização de um novo concurso TJ SE e a chegada de novos servidores no tribunal, o Sindijus solicita a criação de novos cargos de analistas judiciários. Além disso, o sindicato também pede uma nova reunião com a presidência.

Em ofício enviado na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe requer a ampliação das vagas ofertadas para a carreira de analista. O documento foi encaminhado junto à Presidência do TJ SE.

O pedido do Sindijus tem como ênfase, sobretudo, as áreas de Psicologia, Serviço Social e Contabilidade

Além disso, também pede a criação de outras especialidades no quadro administrativo do TJ SE, por exemplo a de Comunicação Social. 

Sindijus alega sobrecarga dos servidores

O que motivou o pedido para mais vagas de analista, segundo o Sindijus, é a sobrecarga de trabalho dos servidores que atuam nessas áreas.

A categoria explica que, atualmente, há apenas uma vaga aberta para psicológo e uma para assistente social. Mas, segundo o Sindijus, apenas um profissional de cada área não será suficiente para suprir a demanda e é necessário mais vagas.

Concurso TJ SE: Sindijus volta a debater escolaridade do técnico

No ofício, o Sindijus informa que voltou a cobrar o debate sobre a escolaridade de nível superior para os técnicos judiciários. No entanto, não há nada certo sobre essa mudança, por ora.

Inclusive, a posição da presidência é de que o trabalho dos técnicos não é de nível superior.

Em reunião realizada em maio, entre o Sindijus e o presidente do TJSE, desembargador Edson Ulisses, foi difo que que a Administração realizou um estudo. Nele, recomendou-se a manutenção do nível médio para os técnicos no próximo concurso.

Fachada do TJ SE
Concurso do TJ SE tem pedido por mais cargos de analistas
(Foto: Divulgação)

Presidente confirma estudos por novo concurso TJ SE

A reunião entre o presidente e o Sindijus já havia sido anunciada e aguardada pela categoria. O concurso TJ SE foi a principal pauta. Segundo o presidente, estudos para um novo edital foram confirmados e estão sendo feitos.

O presidente indicou que estão sendo feitos estudos para analisar o número de vagas de acordo com a disponibilidade orçamentária. 

“Convidamos os senhores para essa conversa para continuarmos um tema do encontro anterior, que é relativo ao concurso. Estamos fazendo estudos para analisar o número de vagas, conforme disponibilidade financeira, com ideia inicial de exigência de nível médio para carreira de técnico judiciário”, disse o presidente.

 

A expectativa é de que o próximo edital conte com oportunidades para cargos de técnicos e analistas, em diversas especialidades

"A categoria defende o nível superior para técnicos e agentes judiciários e a ampliação das vagas de analistas de serviço social e psicologia", disse o Sindijus.

Ainda não há previsão para o lançamento do novo edital. 

Sobre o último concurso TJ SE

O TJ SE não realiza concurso público para servidores desde 2014 e, por isso, está sem edital em validade. Dessa forma, não pode convocar e nem chamar aprovados da seleção anterior. Para repor vacâncias, somente com um novo.

edital de 2014 trouxe oferta de 37 vagas mais cadastro de reserva. As oportunidades eram para cargos de técnico e analista judiciários. Podiam concorrer candidatos de níveis médio, médio/técnico e superior, com remunerações que variavam entre R$2.549,39 e R$4.032,45.

A seleção foi realizada pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB).

Para o técnico, foram 21 vagas, em duas áreas: Administrativa/Judiciária, e Administrativa, com especialidade em Programação de Sistemas. 

Para o analista, eram 16 vagas nas áreas Judiciária, Administrativa e Apoio Especializado, em diversas Especialidades.