Concurso TJ SE 2023: FGV é definida como banca organizadora

A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a banca escolhida para organizar o concurso TJ SE para cargos da área de apoio. Saiba os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:28/04/2023 às 11:17
Atualizado em:14/05/2023 às 19:39

O concurso TJ SE já tem banca organizadora definida. A escolhida para comandar a seleção foi a Fundação Getulio Vargas (FGV). A seleção será servidores e notários e/ou registradores, ou seja, contemplará cargos da área de apoio.

O anúncio aconteceu oficialmente nesta sexta-feira, 28, pelo próprio tribunal através das redes sociais.


Com a confirmação, os trâmites finais e contratuais devem ser finalizados entre o órgão e a banca organizadora para, em seguida, o edital ser publicado. Ainda não há uma data definida para o lançamento do documento com todas as regras e cronograma.

Ao Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe), o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Ricardo Múcio, informou que o concurso TJ SE para a área de apoio 'deverá acontecer em agosto'.

“Com a definição dos cargos, os procedimentos para a realização do concurso seriam agilizados”, disse o presidente recentemente.


Ele também falou ao Sindijus sobre a mudança de escolaridade do cargo de técnico, que poderá passar a ser de nível superior. Os representantes da categoria levantaram vários temas, entre eles o déficit de servidores e a mudança do requisito.

O Sindijus evidenciou a necessidade de reposição para o quadro de analistas judiciários, expondo as especificidades do trabalho, sobretudo dos analistas de serviço social, psicologia e contabilidade, que, segundo a categoria, estão sobrecarregados.

+ Novo concurso TJ SE é aprovado pelo Pleno como 'prioridade'

Também foi cobrada criação de novos cargos para essas áreas. O sindicato, mais uma vez, ressaltou o pedido da alteração do requisito de formação para ingresso no cargo de técnico judiciário. O Sindijus requer que a escolaridade mude de nível médio para nível superior.


O presidente, segundo o Sindijus, alertou que esse é um intuito de qualificar ainda mais o órgão para o futuro.


Como foi o último concurso TJ SE?

O último concurso TJ-SE foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/ UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas e 30 minutos.

Avaliação consistiu em 120 questões no modelo Cespe de “certo” ou “errado”, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte abrangeu as disciplinas de: