Concurso TJ SP escrevente: confira dicas de Conhecimentos Gerais

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem inscrições abertas para o concurso TJ SP com 572 vagas para o cargo de escrevente, de nível médio.

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:28/06/2024 às 08:01
Atualizado em:27/06/2024 às 14:47

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem edital do concurso TJ SP para o cargo de escrevente publicado. A seleção oferece 572 vagas para a carreira que tem como requisito básico a escolaridade de nível médio.


Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e prática. A avaliação de múltipla escolha, com 100 questões, está marcada para 8 de setembro.


O exame terá questões sobre Língua Portuguesa (24), Conhecimentos de Direito (40), sendo eles: Penal, Processual Penal, Processual Civil, Constitucional, Administrativo e Normas da Corregedoria.


Além dos Conhecimentos Gerais (36), incluindo Atualidades (seis), Matemática (seis), Informática (14) e Raciocínio Lógico (dez).


Este último bloco, composto por 36 questões é considerado um dos mais desafiadores nos concursos TJ SP para a função. Isso porque ele é composto por disciplinas variadas e, por vezes, complexas para uma parte dos candidatos.


Desta forma, Qconcursos Folha Dirigida traz algumas dicas de como ter um bom desempenho nas questões da prova.


Baixe gratuitamente o E-book “Guia de Estudos do TJ SP + questões comentadas”


Professor dá dicas de atualidades


O professor do Qconcursos, Luiz Rezende, orienta sobre quais os principais tópicos de Atualidades que precisam de uma atenção especial. Além disso, indica qual estratégia o candidato pode seguir para conseguir a aprovação.


"Com base em editais anteriores, são esperadas cinco questões relacionadas ao primeiro item e uma ao Estatuto da pessoa com deficiência; Assim como em outras disciplinas, o estudo da disciplina de atualidades envolve a resolução de questões, com foco nas provas da Vunesp."


O que estudar em Atualidades?


  • Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1° semestre de 2024, divulgados na mídia local e/ou nacional;
  • Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei n.º 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até a publicação deste Edital.


O professor Rezende ainda indica que os candidatos exercitem a leitura diária de notícias, dedicando pelo menos 30 minutos diários e acompanhar os principais acontecimentos políticos e sociais.


Intensifique seus estudos para o concurso TJ SP 2024 com o conteúdo do Qconcursos.  ACESSE AQUI!


Especialista fala sobre estratégias para a prova de Informática


Já o professor do Qconcursos, Murilo Batistela, indica a preparação em cima de temas como MS-Windows 10 ou superior, MS-Word, Correio Eletrônico, Internet, MS-Teams e OneDrive.


Para o docente é necessário saber navegar na internet, utilizar correio eletrônico e conhecer os principais recursos de busca e navegação.


Uma estratégia indicada por ele é a prática com softwares, utilizando os programas do Microsoft365 regularmente para se familiarizar com suas funções.



Além disso, assistir tutoriais e fazer cursos online específicos para cada software, focando nas funcionalidades mais cobradas pela Vunesp, também são recomendados pelo professor.


"As questões de informática da Vunesp giram em torno de conceitos muito básicos; O Microsoft Excel é um dos uma das maiores preocupações dos alunos devido a amplitude de fórmulas funções. No entanto, a banca gosta de abordar a parte operacional, mas também a parte estrutural do programa."


Se assim como Baronovsky você deseja trilhar uma carreira promissora no TJ SP, precisa estudar com foco e direcionamento. Para isso, conheça a mentoria que irá transformar você em um candidato de elite no concurso do TJ SP: acesse AGORA!


Dicas de matemática e RLM para o concurso TJ SP


O professor de Matemática e Raciocínio Lógico do Qconcursos, Júlio César, orienta a resolução de problemas envolvendo Razão e Proporção, Porcentagem, Regra de Três.


Além disso, reforça a prática de operações básicas no tópico de Operações com Números Reais.


Na parte de Geometria e Sistema de Equações, o professor orienta o estudo dos conceitos fundamentais de geometria plana e espacial, e resolução de equações do 1º e 2º graus.


Ainda aconselhar a resolução de exercícios diários, especialmente das últimas provas do TJ-SP, para identificar padrões e temas recorrentes. Realizar simulados semanais e revisar os conteúdos também fazem parte da estratégia.


Em RLM, Júlio Cesar pede foco em estruturas lógicas, sequências e diagramas lógicos. Neste caso, é importante entender relações arbitrárias e deduzir novas informações.


Outra dica importante é sobre Lógica de Argumentação e Proposicional. Júlio ressaltar ser uma tópico para estudar como estabelecer e avaliar argumentos lógicos e proposições.


"O conteúdo programático de matemática e raciocínio lógico são semelhantes ao último edital. Portanto, é recomendado resolver questões da última prova."


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!


Como se inscrever no concurso TJ SP?


Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de julho, por meio do portal da banca Vunesp.


Para garantir a participação no concurso, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$81. O prazo para solicitação da redução do valor da taxa já expirou.


A primeira etapa, composta pela prova objetiva, está marcada para o dia 8 de setembro e contará com 100 questões distribuídas da seguinte forma:


  • Língua Portuguesa: 24 questões
  • Conhecimentos de Direito: 40 questões, incluindo Direito Penal, Processual Penal, Processual Civil, Constitucional, Administrativo e Normas da Corregedoria
  • Conhecimentos Gerais: 36 questões, subdivididas em Atualidades (6), Matemática (6), Informática (14) e Raciocínio Lógico (10)