Os candidatos ao concurso TJ SP para a 1ª região (Capital) estão na reta final de preparação para as provas, marcadas para 7 de dezembro.
Nessa fase, conhecer a nota de corte do último edital (2024) serve como referência para dimensionar o desempenho esperado.
A nota de corte é o menor resultado entre os aprovados dentro das vagas ofertadas em uma lista. Ela funciona como referência por indicar o mínimo esperado para a aprovação.
O ideal é buscar uma pontuação acima desse piso, pois a concorrência e a oferta variam por região e por lista. A seguir, veja os números da 1ª Região Administrativa Judiciária do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Nota de corte do último concurso TJ SP para a 1ª RAJ
A Fundação Vunesp, banca organizadora, divulgou a nota de corte definitiva de 7,0 na ampla concorrência da 1ª RAJ no último concurso, publicado em 2024.
Abaixo, veja os desempenhos dos 10 primeiros colocados - 1ª RAJ (ampla concorrência)
- 1º - 9,1
- 2º - 9,1
- 3º - 9,1
- 4º - 9,0
- 5º - 9,0
- 6º - 9,0
- 7º - 8,9
- 8º - 8,8
- 9º - 8,8
- 10º - 8,8
Os melhores ficaram bem acima do corte.
Além da 1ª RAJ, o último edital contemplou circunscrições das 2ª à 10ª Regiões Administrativas Judiciárias, com oferta distribuída entre diversas comarcas do interior e litoral.
A maior nota de corte foi da Comarca de São José do Rio Preto no 16º RAJ. A pontuação do último aprovado dentro do número de vagas alcançou 7,7 pontos.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!
Cidades e vagas da 1ª região
A 1ª Região Administrativa Judiciária da Grande São Paulo do TJ SP abrange a Comarca da Capital e as 2ª, 3ª, 4ª, 44ª, 45ª e 52ª Circunscrições Judiciárias, conforme abaixo:
- 00ª CJ: Capital.
- 02ª CJ: São Bernardo do Campo e Diadema.
- 03ª CJ: Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul.
- 04ª CJ: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Santana de Parnaíba.
- 44ª CJ: Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel.
- 45ª CJ: Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano.
- 52ª CJ: Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
No último edital, foram ofertadas 216 vagas para a ampla concorrência na 1ª RAJ da Comarca São Paulo (Capital).
.png)
Concurso TJ SP para escrevente terá provas em 7 de dezembro
(Foto: Antônio Carreta)
Como serão as provas do concurso TJ SP
Diferente do concurso anterior, o concurso para escrevente do TJ SP em 2025 avaliará os candidatos em apenas duas fases, e não terá mais a prova prática de digitação.
Os candidatos farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova discursiva (redação), apenas eliminatória.
Na parte objetiva, serão cobradas 70 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, divididas em três blocos:
► Bloco I: Língua Portuguesa: 16 questões;
► Bloco II: Conhecimentos em Direito: 30 questões (Direito Penal, Processual Penal, Processual Civil, Constitucional, Administrativo e Legislação Interna)
► Bloco III: Conhecimentos Gerais: 24 questões, sendo:
- Atualidades (4 questões)
- Matemática (4 questões)
- Informática (9 questões)
- Raciocínio Lógico (7 questões)
Será habilitado o candidato que alcançar pelo menos 50% da pontuação total e o mínimo de acertos exigido nos blocos I e II (eliminatórios). O bloco III terá apenas caráter classificatório.
Na segunda fase, os concorrentes farão uma redação dissertativo-argumentativa, elaborada a partir de textos de apoio. Essa etapa terá valor máximo de 40 pontos e será de caráter eliminatório.
As duas provas serão aplicadas no dia 7 de dezembro de 2025, no turno da manhã, com duração máxima de cinco horas.
Concurso TJ SP visa formar cadastro de reserva
O edital do concurso TJ SP para o cargo de escrevente técnico judiciário, de nível médio
visa à formação de cadastro de reserva para a comarca da capital e demais regiões que compõem a 1ª Região Administrativa Judiciária, na Grande São Paulo.
Apesar de não trazer número de vagas imediatas, o cadastro poderá ser utilizado ao longo do prazo de validade do concurso — de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Vale lembrar que o governador Tarcísio de Freitas sancionou recentemente a Lei Complementar 1.429/2025, que autoriza a criação de 960 cargos no TJ SP, sendo 720 deles destinados à função de escrevente, o que pode viabilizar nomeações já a partir desta nova seleção
Requisitos e salário
O cargo de escrevente técnico judiciário exige o nível médio de escolaridade e oferece salário inicial de R$6.043,54, que já inclui vencimentos e gratificação judiciária.
Além disso, os servidores contam com uma série de benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-transporte, o que pode elevar a remuneração final mensal.
A jornada de trabalho prevista para a função é de 40 horas semanais e o regime de contratação é o estatutário, que assegura estabilidade após o estágio probatório.



















