Concurso TJM MG tem nova banca organizadora contratada
Instituto Consulplan é contratado como banca organizadora para o concurso TJM MG da área de apoio. Confira!
Autor:
Publicado em:05/07/2021 às 12:43
Atualizado em:05/07/2021 às 12:43
O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais iniciou os preparativos para retomada do concurso TJM MG. O Instituto Consulplan foi contratado como nova banca organizadora da seleção para ingresso na área de apoio.
O extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 2 de julho. A assinatura contratual entre as partes ocorreu no mês de junho, dessa forma, os trâmites para republicação do edital podem estar avançados.
Folha Dirigida está em contato com o TJM MG para verificar um prazo para retomada do concurso. O tribunal chegou a publicar um edital em janeiro de 2020, porém, em decorrência da pandemia do Coronavírus foi suspenso no mês de março do mesmo ano.
Em fevereiro de 2021, o órgão optou por revogar o concurso para técnicos e oficiais. Em nota oficial, foi informado que a anulação foi por motivo de “conveniência administrativa”. A banca organizadora da seleção, na ocasião, era a Fumarc.
Com a contratação de uma nova banca, o tribunal começa o processo de retomada da seleção. Ainda não está confirmado se o número de vagas do edital divulgado ano passado será mantido.
Em 2020, foram abertas 24 vagas, sendo 20 para oficial judiciário (nível médio) e quatro para técnico judiciário (nível superior). Os ganhos eram de R$3.692,61 e R$5.782,78, respectivamente.
As inscrições teriam início no mês de março, mas nem chegaram a ser abertas em razão do Coronavírus. O concurso TJM MG teria provas objetivas com 50 questões de múltipla escolha, para todos os cargos/especialidades.
Haveria ainda uma prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório. Ambas as avaliações seriam aplicada na mesma data, hora e local.
Turbine a preparação para o concurso TJM MG
Com a volta dos preparativos para o concurso TJM MG, os interessados devem intensificar os estudos para prova. Assim, será possível sair na frente da concorrência.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse.
O texto foi aprovado em primeiro turno, no dia 2 de dezembro de 2020, pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (AL MG). No total, foram 51 votos favoráveis de deputados e nenhum contra.
Em seguida, ele foi encaminhado à Comissão de Administração Pública, a qual também concedeu parecer positivo.
O Tribunal não esclareceu como a unificação das carreiras afetaria o edital, que foi divulgado ainda conforme a legislação anterior. Não se sabe se este foi o motivo da revogação, nem se outro concurso poderá ser aberto tendo em vista a nova lei.
De autoria do Tribunal de Justiça, o PL 2.142/2020 prevê que os quadros de pessoal da Primeira e Segunda Instâncias do TJM MG sejam unificados.
O objetivo é que os servidores componham um quadro único de pessoal. De acordo com o projeto, farão parte desse grupo os cargos efetivos de oficial judiciário (nível médio) e analista judiciário (nível superior). Com a unificação, o quadro de pessoal ficará da seguinte forma:
DENOMINAÇÃO
Nº DE CARGOS
Oficial Judiciário
83
Analista Judiciário
17
O PL também propõe a extinção das carreiras de técnico de apoio judicial de entrância especial e agente judiciário. Além da criação de dois cargos de recrutamento ilimitado: gerente e coordenador da área.