Concurso Transpetro: novo edital terá Cesgranrio como banca
Novo concurso para a Transpetro terá a Fundação Cesgranrio como banca organizadora responsável pela aplicação das provas. Veja os detalhes!
Autor:
Publicado em:26/04/2023 às 15:35
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
A Fundação Cesgranrio foi escolhida como a banca organizadora do novo concurso Transpetro. A informação é de fontes ouvidas por Folha Dirigida, as mesmas que confirmaram a abertura da seleção, no último dia 17 de abril.
A Transpetro planeja a realização de seis concursos públicos nos próximos meses. Porém, ainda não há informações sobre vagas, cargos, nem se a Fundação Cesgranrio será a organizadora por todos os processos seletivos.
Como banca, a Cesgranrio será responsável por receber as inscrições, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas. No último concurso para a Transpetro, realizado em 2018, ela também foi a organizadora.
Segundo fontes da Folha Dirigida, o próximo edital já está em elaboração. A reportagem procurou a Transpetro para apurar os dados sobre o novo concurso.
Oficialmente, a Assessoria de Imprensa respondeu que: "até o momento, não há previsão de abertura de processos seletivos. Estes, quando ocorrem, são amplamente divulgados, sendo os editais disponibilizados também na página da Transpetro".
O último concurso para a Transpetro ocorreu há cinco anos. Na época, foram abertas 1.650 vagas, sendo 156 imediatas e 1.494 para formação de cadastro de reserva. As chances foram para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com vencimentos de até R$10,7 mil.
O destaque do concurso foi o técnico de administração e controle júnior, cargo destinado a quem possui somente o nível médio. Foram abertas 150 vagas para a função, sendo 15 imediatas e 135 em cadastro de reserva.
Veja a divisão dos cargos por escolaridade do último concurso
A seguir, confira a distribuição dos cargos por nível de escolaridade no concurso Transpetro 2018:
Nível médio:
Técnico de administração e controle júnior.
Nível médio/técnico:
Técnico ambiental júnior;
Técnico de faixa de dutos júnior;
Técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior;
Técnico de manutenção júnior – Automação;
Técnico de manutenção júnior – Elétrica;
Técnico de manutenção júnior – Mecânica;
Técnico de operação júnior;
Técnico de suprimento de bens e serviços júnior.
Nível superior:
Administrador júnior;
Advogado;
Analista de comercialização e logística júnior - Comércio e Suprimento;
Analista de comercialização e logística júnior - Transporte Marítimo;
Analista de sistemas júnior – Infraestrutura;
Analista de sistemas júnior - Processos de Negócio;
Analista de sistemas júnior - SAP;
Analista financeiro júnior;
Contador júnior;
Economista júnior;
Enfermeiro do trabalho júnior;
Engenheiro júnior – Automação;
Engenheiro júnior – Civil;
Engenheiro júnior – Elétrica;
Engenheiro júnior – Geotécnica;
Engenheiro júnior – Mecânica;
Engenheiro júnior – Naval;
Engenheiro júnior – Processamento (Químico);
Engenheiro júnior – Produção;
Engenheiro júnior – Telecomunicações;
Médico do trabalho júnior;
Profissional de comunicação júnior – Jornalismo;
Profissional de meio ambiente júnior.
A maior parte das chances foi para o Rio de Janeiro, onde está a sede da Transpetro. Houve oportunidades ainda para São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A Petrobras Transporte S.A. – Transpetro é uma empresa brasileira de transporte e logística para clientes na indústria de óleo, gás e biocombustíveis do Brasil.
Último concurso Transpetro teve provas objetivas e discursivas
O concurso Transpetro 2018 foi composto por prova objetiva para todos os cargos. Para advogado júnior, ainda foi aplicada uma prova discursiva.
A parte objetiva teve 60 questões para os cargos de níveis médio e médio/técnico. Para as funções de nível superior, o exame cobrou 70 itens. Veja mais detalhes a seguir:
Prova para níveis médio e médio/técnico
A avaliação objetiva dos cargos de níveis médio e médio/técnico apresentou 20 questões de Conhecimentos Básicos, sendo dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Houve também 40 questões de Conhecimentos Específicos.
Para o técnico de administração e controle júnior, as disciplinas foram: Processos Administrativos e Legislação, além de Logística e Contabilidade. Foi aprovado no exame quem obteve a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Matemática.
Prova para nível superior
As provas para os cargos de nível superior tiveram 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos, sobre Português (dez questões) e Inglês (dez). As demais 50 questões foram sobre Conhecimentos Específicos.
Foi aprovado quem conseguiu a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Inglês.
Para advogados foi aplicada ainda uma prova discursiva com duas questões, cada uma valendo dez pontos. Foi aprovado o advogado que conseguiu a metade dos pontos.