Concurso Transpetro: presidente quer publicar editais em 2023

Sem novos editais desde 2018, presidente da Transpetro fala em retomada de concursos públicos ainda este ano. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:
Publicado em:05/05/2023 às 11:55
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O novo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, afirmou na quinta-feira, 4, que determinou a retomada de concursos públicos. De acordo com ele, a estimativa é que os primeiros editais possam ser publicados ainda este ano. 

Bacci ratificou que a Transpetro, subsidiária da Petrobras, não será privatizada. O presidente defende a ampliação da capacidade de atuação da empresa e, para isso, será necessária a contratação de mais funcionários. 


"Nós vamos ampliar os serviços, contratar navios e buscar outros clientes para tentar atender. Então, nós vamos ampliar a capacidade da Transpetro e, para isso, vamos precisar de mais pessoas colaborando com a gente aqui. Então, espero que ainda este ano a gente consiga elaborar os editais para concurso público", completou. 

Folha Dirigida já tinha informado sobre o planejamento da Transpetro de realizar novos concursos públicos nos próximos meses. A Fundação Cesgranrio foi escolhida como banca organizadora da primeira seleção. 

Ela ficará responsável por receber as inscrições do concurso em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas. 


Ainda não há informações sobre vagas, cargos, nem se a Fundação Cesgranrio será a organizadora de todos os processos seletivos. Segundo fontes da Folha Dirigida, o primeiro edital já está em elaboração

Transpetro realizou seu último concurso em 2018

O último concurso para a Transpetro foi realizado em 2018. Na ocasião, foram abertas 1.650 vagas, sendo 156 imediatas e 1.494 para formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com vencimentos de até R$10,7 mil. 

O destaque do concurso foi o técnico de administração e controle júnior, cargo destinado a quem possui somente o nível médio. Foram disponibilizadas 150 vagas para a função, sendo 15 imediatas e 135 em cadastro de reserva.

A seguir, veja a distribuição dos cargos por nível de escolaridade no concurso Transpetro 2018:

Nível médio:


Nível médio/técnico:


Nível superior:


A maior parte das chances foi para o Rio de Janeiro, onde está a sede da Transpetro. Houve chances ainda para São Paulo, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Petrobras Transporte S.A. – Transpetro é uma empresa brasileira de transporte e logística para clientes na indústria de óleo, gás e biocombustíveis do Brasil.

Último concurso teve provas objetivas e discursivas

O concurso Transpetro 2018 teve a cobrança de uma prova objetiva para todos os cargos. Para advogado júnior, ainda foi realizada uma prova discursiva. 

A parte objetiva foi composta por 60 questões para os cargos de níveis médio e médio/técnico. Para as funções de nível superior, o exame teve 70 itens. Confira mais detalhes a seguir: 

Prova para níveis médio e médio/técnico

A avaliação objetiva dos cargos de níveis médio e médio/técnico cobrou 20 questões de Conhecimentos Básicos, sendo dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática. Houve ainda 40 questões de Conhecimentos Específicos.

Para o técnico de administração e controle júnior, as disciplinas foram: Processos Administrativos e Legislação, além de Logística e Contabilidade. Foi aprovado no exame quem obteve a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Matemática.

Prova para nível superior

As provas para os cargos de nível superior apresentaram 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos, sobre Português (dez questões) e Inglês (dez). As outras 50 questões foram sobre Conhecimentos Específicos.

Foi aprovado quem obteve a metade dos pontos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, bem como não zerou Português e Inglês. 

Para advogados foi realizada ainda uma prova discursiva com duas questões, cada uma valendo dez pontos. Foi aprovado o advogado que conseguiu a metade dos pontos.