À espera de novo concurso, TRE RO publica edital de remoção
Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia publica edital de concurso de remoção para técnicos e analistas judiciários. Entenda!
Autor:
Publicado em:16/07/2020 às 10:20
Atualizado em:16/07/2020 às 10:20
Sem realizar concursos TRE RO desde 2013, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia pode ter iniciado os preparativos para nova seleção de efetivos. No dia 9 de julho, o órgão publicou um edital de remoção interna. Você sabe o que é esse processo?
Antes da abertura de concursos, é comum que os órgãos realizem uma seleção interna, na qual os próprios servidores podem ocupar posições que estão vagas. Só então os cargos que permanecem sem preenchimento são disponibilizados no edital do concurso público.
O TRE de Rondônia disponibiliza 11 vagas no edital de remoção. As inscrições poderão ser feitas de 20 a 27 de julho por técnicos e analistas judiciários, conforme a seguinte distribuição:
Técnico judiciário – área administrativa:
Secretaria do TRE –05 vagas;
1ª Zona Eleitoral - 01 vaga;
5ª Zona Eleitoral - 01 vaga.
Analista judiciário – área judiciária:
Secretaria do TRE –01 vaga;
5ª Zona Eleitoral - 01 vaga;
18ª Zona Eleitoral - 01 vaga;
32ª Zona Eleitoral - 01 vaga.
Conforme dados do Portal da Transparência da Justiça Eleitoral de Rondônia, o TRE RO registrou 15 cargos vagos até abril deste ano. Desse total, dez são para técnico judiciário, cargo que exige ensino médio para inscrição.
TRE RO publica edital de concurso de remoção de servidores
(Foto: Reprodução/Facebook)
As demais cinco vacâncias são para analista judiciário, carreira de nível superior em diversas áreas. Os salários atualizados não foram informados.
FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do TRE RO para confirmar se o edital de remoção é o primeiro passo para abertura do concurso público. O setor não enviou a seguinte nota:
"Informamos que ainda não há previsão de realização de concurso público para provimento dos cargos vagos de servidores, haja vista as restrições orçamentárias impostas à Justiça Eleitoral".
Caso o concurso TRE RO fosse confirmado e tivesse previsão orçamentária, o órgão deveeria seguir algumas etapas, como formação da comissão, elaboração do projeto básico e escolha da banca organizadora.
Último concurso TRE RO teve vagas para níveis médio e superior
Em 2013, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia publicou o edital do último concurso TRE RO para ingresso de servidores efetivos. A oferta foi de 13 vagas imediatas mais cadastro de reserva para as funções de técnico, com exigência de nível médio e salários de R$5.345,03, na época.
Além de analista judiciário, cargo de nível superior com remunerações de até R$8.739,78 há sete anos. Houve reserva de oportunidades para pessoas com deficiência (PcD). As chances para analista judiciário foram nas áreas judiciária, administrativa (especialidade em Contabilidade) e apoio (especialidade em Odontologia).
A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi contratada como banca organizadora do concurso. Ela foi responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção.
Todos os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de Conhecimentos Básicos e Gerais. Somente os inscritos ao cargo de nível superior foram submetidos ainda a prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório.
O resultado final do concurso foi homologado e publicado no site do Diário Oficial da União e disponibilizado na página da organizadora.