Concurso TRF3: como se preparar para a redação da FCC

O concurso TRF3 teve edital publicado e é hora de você se preparar: confira dicas para a redação do técnico administrativo.

Autor:
Publicado em:16/09/2019 às 04:00
Atualizado em:16/09/2019 às 04:00

A redação do concurso TRF3 exigirá a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. Este modelo é escrito com linguagem impessoal (3ª pessoa) e se divide em três partes fundamentais: introdução, argumentação e conclusão.

  • Introdução

É o início da sua dissertação é nesse momento que você vai apresentar ao leitor qual assunto será abordado no texto e, além disso, qual será a tese a ser defendida.

A FCC quer um texto claro e objetivo. Ou seja, no primeiro parágrafo o candidato já deve deixar claro o seu posicionamento.

  • Desenvolvimento

São os dois parágrafos intermediários em que você vai defender a sua defesa da tese mediante argumentos. É importante, por meio da análise de provas ou fundamentos, confirmar o seu ponto de vista.

  • Conclusão

É o final do texto, e pode ser produzido de duas formas: uma síntese de tudo o que já foi apresentado ou com propostas de solução do problema discutido.

Se você escolher fazer por síntese, precisa repetir os argumentos utilizados resumidamente e concluir o seu texto afirmando a veracidade da tese.

No caso da conclusão com propostas de solução, você deve retomar os problemas discutidos no desenvolvimento, propondo interveções que possam eliminar ou diminuir a problemática.

Quais temas podem cair?

O tema de uma redação é uma das coisas que mais intriga o candidato. A FCC diz que o assunto não necessariamente estará atrelado ao conteúdo programático de Conhecimentos Específicos, divulgado no edital.

A tendência é que o tema seja de interesse geral, como dito no próprio edital, mas voltado para o exercício do cargo.

+ Assine a Folha Dirigida e tenha acesso a aulas exclusivas sobre possíveis temas

O que não fazer?

Alguns erros podem te custar a nota inteira da redação, então atenção ao que não fazer:

  • Fugir da modalidade do texto solicitado e/ou tema proposto: É importante estar atento ao modelo que foi apresentado. No caso deste concurso, o texto é uma redação dissertativa-argumentativa. É um tipo de texto impessoal, não se deve usar verbos em 1ª ou 2ª pessoa. Atenção ao tema, por mais que pareça simples, é muito comum a eliminação de candidatos que fogem da proposta.
  • For apresentada fora do local apropriado: Fique atento ao espaço que foi destinado para a escrita da redação. Não ultrapasse o máximo de linhas proposto (30 linhas) e nem faça menos do que o mínimo (20 linhas). Lembre-se que a redação só será corrigida se estiver no local apropriado, rascunhos ou folhas avulsas não são objetos de correção.
  • Apresentar letra ilegível ou irreconhecível: Não há como corrigir um texto que não se consegue ler, então capriche na caligrafia. Escreva com calma, a fim de evitar rasuras ou letras ilegíveis. Atenção também a gramática, você só elabora um texto eficiente com o domínio das regras gramaticais. 

[VIDEO id="8972"]