Para ingressar na carreira de juiz substituto do TRF5, o candidato do concurso público deverá ser bacharel em direito por, no mínimo, três anos.
Além disso, o candidato também deve possuir prática jurídica por, no mínimo, três anos e estar habilitado no Exame Nacional da Magistratura.
Atualmente, a remuneração do juiz substituto aprovado no concurso TRF5 é de R$35.845,21.
Inicie agora a sua preparação para o concurso TJ AC de juiz com o time Damásio. Clique aqui e saiba mais!
Etapas do concurso TRF5
Além de informar o quantitativo de vagas que serão oferecidas aos candidatos, o termo de referência do concurso TRF5 para a carreira de juiz ainda detalha as etapas da seleção.
De acordo com o documento, os candidato serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- prova objetiva
- duas provas discursivas
- inscrição definitiva
- sindicância de vida pregressa e investigação social
- exame de sanidade física e mental
- exame psicotécnico
- prova oral
- avaliação de títulos.
A prova objetiva do concurso TRF5 contará com três blocos, sendo que cada um deles contará com diversas disciplinas. Veja:
Bloco I
- Direito Constitucional
- Direito Previdenciário
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor
Bloco II
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Empresarial
- Direito Financeiro e Tributário
Bloco III
- Direito Administrativo
- Direito Ambiental
- Direito Internacional Público e Privado
- Noções gerais de Direito e formação humanística (Sociologia do Direito, Psicologia Jurídica, Ética e estatuto da magistratura nacional, Teoria Geral do Direito e da Política, Filosofia do Direito, Direito digital, Direito da antidiscriminação e Pragmatismo, análise econômica do direito e economia comportamental
- Direitos Humanos.
As provas objetiva e discursiva do concurso TRF5 serão aplicadas nas cidades de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).
Para ser considerado aprovado na prova objetiva, o termo de referência do concurso público informa que será necessário obter nota igual ou superior a seis pontos.
No caso das provas discursivas, a etapa consistirá em uma dissertação e quatro questões, a critério da comissão do concurso público. Além disso, na segunda fase, os candidatos deverão produzir duas sentenças, sendo uma de natureza cível e outra de natureza penal.
Vem aí a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
Banca é contratada e concurso TRF5 para juiz pode sair a qualquer momento
(Foto: Divulgação)
Como foi o último concurso TRF5 para juiz substituto?
O último concurso para juiz federal do TRF5 aconteceu em 2017, sob a organização do Cebraspe, oferecendo 20 vagas para o cargo.
As provas objetivas cobraram conhecimentos em diversas áreas do Direito, como Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Previdenciário, Financeiro e Tributário.
Além disso, os candidatos também tiveram que demonstrar domínio em Direito Ambiental, Internacional Público e Privado, Empresarial, Econômico e de Proteção ao Consumidor.
A seleção incluiu, ainda, etapas de provas discursivas, sindicância de vida pregressa, exames de sanidade física e mental, exame psicotécnico, além de prova oral e avaliação de títulos.