Concurso TRT BA: banca assina contrato e edital já pode sair
Fundação Carlos Chagas assina contrato e edital do próximo concurso TRT BA pode ser publicado a qualquer momento.
Autor:
Publicado em:26/08/2022 às 10:36
Atualizado em:26/08/2022 às 10:36
Está praticamente tudo pronto para a publicação do edital do novo concurso TRT BA 2022. O contrato com a banca organizadora foi assinado, cumprindo uma das últimas etapas.
O extrato do contrato entre o tribunal e a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi publicado no Diário Eletrônico do tribunal.
Segundo o documento, o contrato foi assinado no dia 24 de agosto, visando realização de concurso com: "a formação de cadastro de reserva de cargos efetivos do Quadro Permanente de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região".
A expectativa é de que sejam ofertados cargos de técnico e analista judiciários, de níveis médio e superior.
TRT BA: tribunal tem mais de 200 vacâncias
Em abril, a reportagem da Folha Dirigida extraiu dados do Portal da Transparência que indicavam 231 cargos vagos no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, do Estado da Bahia.
Como o concurso TRT BA 2022 deve ser destinado a formar cadastro de reserva, é possível que muitas dessas vacâncias sejam ocupadas.
No total, são:
162 técnicos;
58 analistas; e
11 auxiliares.
A maior demanda é para o técnico judiciário da área administrativa, que tem 128 cargos vagos atualmente. Com isso, é possível esperar um bom aproveitamento de candidatos dessa carreira no próximo concurso, com muitos sendo chamados durante a validade.
O técnico administrativo tem exigência de apenas o nível médio completo, sem curso técnico adicional, experiência ou qualquer outra habilidade. A carreira conta com muitos atrativos e contratação pelo regime estatutário.
Quando e como foi o último concurso TRT BA?
O TRT BA não realiza concurso há quase dez anos. O último foi lançado em 2013. Na época, visava preencher vagas nas carreiras de técnico e analista judiciários - mas a seleção expirou em 30 de abril de 2018.
A seleção foi organizada e realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
Na época, os concorrentes foram submetidos a uma prova objetiva de 60 questões sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, Processo Administrativo, Regimento Interno do TRT 5 e Conhecimentos Específicos.
Também foi aplicada uma prova discursiva que consistiu em uma redação. O concurso teve 72 mil inscritos e todas a etapas foram realizadas em Salvador.