Na época, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, além de um teste de aptidão física para o cargo de técnico judiciário da área Administrativa, especialidade Segurança.
Para direcionar a preparação, Qconcursos Folha Dirigida analisou o edital passado e traz o que mais caiu nas provas do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.
Qual a disciplina mais cobrada?
No último concurso do TRT RJ (2018), todas as provas objetivas foram compostas por 60 questões, sendo a maior parte de Conhecimentos Específicos, que variavam conforme o cargo e a especialidade.
Para os cargos de técnico judiciário, por exemplo, as disciplinas específicas consistiram em Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito do Trabalho e Noções de Direito Processual do Trabalho.
Além dos conhecimentos específicos, a prova objetiva também cobrou temas como Língua Portuguesa, Legislação, Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e Noções de Informática.
Assim, para se destacar no próximo concurso do TRT RJ, é fundamental focar nas disciplinas de Conhecimentos Específicos, especialmente em Direito do Trabalho, além de reforçar os estudos em Língua Portuguesa e Legislação.
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
Concurso TRT RJ terá vagas para técnico e analista judiciário (Foto: Divulgação)
Cargos do concurso TRT RJ são revelados
O novo concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro irá contemplar cargos de técnicos e analistas, em diversas especialidades.
A resolução que autoriza o provimento confirma que ambas as carreiras terão como requisito o nível superior completo.
Confira os cargos e especialidades:
Técnico Judiciário
- técnico Judiciário – área Administrativa (nível superior em qualquer área);
- técnico Judiciário – área Administrativa, com especialidade em agente da Polícia Judicial (nível superior em qualquer área + CNH D); e
- técnico Judiciário – área de Apoio Especializado, com especialidade em Enfermagem.
Analista Judiciário
- analista judiciário – área Judiciária, com especialidade em Oficial de Justiça Avaliador Federal;
- analista judiciário – área Administrativa, com especialidade em Contabilidade; e
- analista judiciário – área de Apoio Especializado, com especialidades em: Arquivologia, Biblioteconomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Medicina, Medicina Cardiológica, Medicina do Trabalho, Medicina Psiquiátrica, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.
Os salários iniciais para os cargos variam de R$9.922,75 a R$15.387,88, com contratação sob regime estatutário, que assegura estabilidade no emprego.
Como serão as provas do concurso TRT RJ?
O Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao projeto básico do concurso usado no processo de licitatório. Entre as informações, o documento define a estrutura das provas da seleção.
Conforme descrito no projeto básico, o TRT do Rio de Janeiro irá avaliar os candidatos por:
- prova objetiva;
- prova discursiva (estudo de caso ou redação);
- Teste de Aptidão Física (TAF), para o cargo de técnico judiciário na área Administrativa, com especialidade em agente de polícia judicial;
- avaliação biopsicossocial; e
- processo de heteroidentificação.
O documento do tribunal confirma que as provas objetiva e discursiva serão realizadas no mesmo dia, obrigatoriamente, em um domingo.
Além disso, já foi confirmado que as provas serão aplicadas, preferencialmente, em locais dentro do município do Rio de Janeiro.
A quantidade de questões, as disciplinas cobradas e o conteúdo programático ainda não foram divulgados e só devem ser conhecidos com a publicação do edital.
Concurso TRT RJ tem FCC para ser a banca
O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro já concluiu a minuta do contrato para oficializar a banca organizadora do próximo concurso. Contudo, a instituição que ficará responsável pela seleção ainda não foi confirmada.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a principal candidata e pode ser escolhida, já que sua proposta foi avaliada e algumas informações foram atualizadas a pedido do TRT RJ.
Apesar disso, o tribunal ainda não confirmou oficialmente se a FCC será contratada, nem definiu um prazo para finalizar esse processo.
Além da FCC, outras sete instituições enviaram propostas e participaram da licitação: Instituto Nosso Rumo, Idecan, Instituto Avalia, IBFC, Fundação Getulio Vargas (FGV), Instituto AOCP e Cebraspe.
Cabe destacar que essas informações foram obtidas pelo Qconcursos Folha Dirigida por meio do Processo Administrativo Eletrônico do TRT RJ.
Segundo o termo de referência do processo licitatório, o edital deverá ser publicado em até 20 dias após a assinatura do contrato com a banca.
Assim, após a oficialização da contratação, o TRT RJ definirá os prazos para as próximas etapas do concurso.
Prepare-se para o concurso TRT RJ: tenha acesso a aulas, videoaulas e muito mais!