Concurso TRT RS 2022: extrato de contrato com a FCC é publicado
Tribunal Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul oficializa a contratação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para novo concurso TRT RS.
Autor:
Publicado em:04/05/2022 às 08:00
Atualizado em:04/05/2022 às 08:00
Após divulgar a dispensa de licitação que definiu a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca do próximo concurso TRT RS, o Tribunal Regional do Trabalho da 4° Região, no Rio Grande do Sul publicou o extrato de contrato com a organizadora.
A assinatura entre o TRT4 e a FCC foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 4.
Agora, com o contrato com a banca oficializado, o próximo passo será realizar os últimos ajustes, como o cronograma oficial da seleção, para que o edital possa ser divulgado.
Ao que parece, os trâmites estão bem adiantados e há grandes chances do documento sair ainda neste semestre, até final de junho. O TRT4, por sua vez, ainda não confirma essa informação ou prazos oficialmente.
A dispensa de licitação, divulgada um dia antes da assinatura do contrato no DOU, também já havia anuncido que a seleção será destinada a preenchimento de cargos de técnico e analista judiciários. No entanto, não traz quais especialidades serão contempladas.
Há a expectativa de que o edital traga um baixo quantitativo de vagas imediatas, como é de costume em concursos de tribunais, mas que seja bastante aproveitado o cadastro de reserva.
As chances serão para quem tem níveis médio e superior.
Estima-se que o grupo esteja atuando de forma acelerada para o edital sair o quanto antes.
Vale destacar que o tribunal ainda não informou prazos para escolha da banca e divulgação do edital. Mas, para convocar aprovados em 2022, precisará homologar o concurso até 2 de julho, seguindo a lei eleitoral. Por isso, espera-se agilidade nos preparativos e no lançamento do edital.
O CSJT, no entanto, determina que 13 TRTs redistribuam seus cargos vagos e enviem uma determinada quantia ao TRT PI. O tribunal do Rio Grande do Sul está neste meio, veja a lista completa:
TRT 4ª (Rio Grande do Sul);
TRT 5ª (Bahia);
TRT 6ª (Pernambuco);
TRT 8ª (Pará e Amapá);
TRT 10ª (DF e e Tocantins);
TRT 11ª (Amazonas e Roraima);
TRT 12ª (Santa Catarina);
TRT 13ª (Paraíba);
TRT 14ª (Rondônia/Acre);
TRT 18ª (Goiás);
TRT 19ª (Alagoas);
TRT 21ª (Rio Grande do Norte); e
TRT 23ª (Mato Grosso).
Essa redistribuição de cargos vagos é obrigatória por conta de uma decisão que foi proferida em fevereiro deste ano. Isso porque o TRT 22 pleiteou cargos e garantiu essa redistribuição, que agora deverá ocorrer antes mesmo da abertura desses novos concursos TRTs.
Último concurso TRT RS teve edital em 2015
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, no Rio Grande do Sul, não realiza concurso desde 2015. Na ocasião, o órgão ofereceu 18 vagas imediatas. Também foi formado um cadastro de reserva.
As oportunidades eram para cargos de técnico e analista judiciário, de níveis médio e superior. Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com caráter eliminatório e classificatório, sendo:
As disciplinas de Conhecimentos Básicos foram: Português; Raciocínio Lógico-Matemático; Legislação e Noções de Informática (exceto para especialidade T.I.).
De acordo com o último edital, as provas aconteceram nas seguintes cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.