Concurso TSE unificado: o que estudar em Informática
O concurso unificado da Justiça Eleitoral está prestes a ser lançado, e com ele, a disciplina de Informática deve ter grande destaque nas provas.
Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:27/03/2024 às 07:12
Atualizado em:26/03/2024 às 12:18
O concurso unificado da Justiça Eleitoral está prestes a ser lançado, e com ele, a disciplina de Informática deve ser um dos principais focos das provas.
Para direcionar seu estudo nesta etapa pré-edital, o professor de Informática João Paulo apresenta os principais tópicos para os estudos, além de dicas para a sua preparação.
Antes de iniciar os estudos, João Paulo reforça a importância de elaborar um plano de estudos bem estruturado e direcionado.
O professor também orienta que os candidatos definem um cronograma detalhado, com metas e revisões durante toda a preparação.
Concurso TSE unificado: quais assuntos mais cobrados em Informática?
O estudo de Informática para o concurso TSE concentra-se em três áreas principais: redes e internet, segurança da informação, habilidades em editores de texto (Word) e planilhas (Excel).
Em Redes e Internet, João Paulo orienta compreender os conceitos fundamentais, protocolos do TCP/IP, conceitos de VPN e VoIP, além de entender serviços de e-mail, protocolos e campos.
Para segurança da Informação, é aconselhável dominar os nomes e definições de malware.
No Word, o professor recomenda explorar as principais ferramentas e ATALHOS.
Já no Excel, deve-se conhecer os operadores, funções e ferramentas frequentemente cobradas.
Além desses tópicos, João Paulo ressalta a importância de familiarizar-se com a legislação relacionada à área de Informática, com destaque para Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Marco Civil da Internet.
Ao estudar Informática, é fundamental manter-se atualizado com avanços tecnológicos, como inteligência artificial, segurança da informação e computação em nuvem.
Cabe destaque que no estudo pré-edital os candidatos devem concentrar os esforços nos tópicos mais cobrados em provas passadas. No entanto, os demais assuntos do conteúdo programático não podem ser negligenciados e precisam estar presente na sua preparação.
“É importante buscar a matéria de Informática como um diferencial para conseguir os pontos que lhe colocaram no início da lista de aprovados”, orienta João Paulo.
O edital do concurso TSE Unificado está previsto para ser publicado até o início de abril. A informação foi divulgada, com exclusividade, por fonte da Folha Dirigida por Qconcursos.
"Previsão é entre março e início de abril", disse a fonte.
O edital está na etapa de ajustes finais e irá ofertar 520 vagas para técnico e analista judiciário.
O concurso unificado consistirá na publicação de um único edital, com vagas para o TSE e para Tribunais Regionais Eleitorais (TSE), que assinaram o termo de adesão.
As oportunidades serão distribuídas entre o TSE e os 26 Tribunais Regionais Eleitorais do país. Apenas o TRE do Tocantins não participará da seleção por ainda ter seleção válida.
No vídeo abaixo, jornalistas da Folha Dirigida por Qconcursos falam sobre a previsão do concurso TSE Unificado: