Concurso UFF: como a experiência para assistente é comprovada?

Saiba como a experiência profissional deve ser comprovada para ingressar no cargo de assistente em administração do concurso UFF

Autor:
Publicado em:26/12/2022 às 07:28
Atualizado em:26/12/2022 às 07:28

O novo concurso para área de apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) está próximo de ser aberto. De acordo com a instituição de ensino, a estimativa é que o edital seja publicado ainda este ano para cerca de 180 vagas

A oferta contemplará cargos dos níveis médio e superior. O grande destaque do concurso será o assistente em administração, que tem como requisito o ensino médio profissionalizante em Administração. 

Quem não tiver a formação técnica, poderá ingressar no cargo, desde que tenha ensino médio regular completo MAIS experiência mínima de 12 meses na área administrativa. Mas como funciona a comprovação da experiência profissional nos concursos da UFF?

De acordo com o último edital publicado para assistente em administração, a comprovação pode ser feita de duas maneiras, no momento da convocação para nomeação:

► Para experiência em Instituições Privadas: original e fotocópia ou fotocópia autenticada das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), em que constem a identificação civil, a foto, o(s) emprego(s) exercido(s) e o(s) período(s) de contrato de trabalho; ou, original e fotocópia ou fotocópia autenticada de declaração da Instituição, devidamente assinada pelo seu representante legal, conforme consta no Contrato Social da Instituição, cadastrado no site oficial da Receita Federal, contendo o período trabalhado e as atividades desenvolvidas;

► Para experiência em Instituições Públicas: original e fotocópia ou fotocópia autenticada de Certidão de Tempo de Serviço em Instituições Públicas, que informe o(s) período(s) e o(s) cargo(s) exercido(s); ou, original e fotocópia ou fotocópia autenticada de declaração da Instituição, devidamente assinada pelo seu representante legal, contendo o período trabalhado e as atividades desenvolvidas.

A remuneração inicial para o cargo é de R$2.904,96. O valor já conta com o auxílio-alimentação de R$458. 

Os servidores ainda contam benefícios, como: auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, ressarcimento de plano de saúde e demais vantagens previstas no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11.091/2005.

Jardim da fachada do prédio da Reitoria da UFF
UFF prepara novo concurso para assistente em 
administração (Foto: Bruna Somma)

Veja o cronograma previsto pela Coseac/UFF, banca organizadora, para o novo concurso:

  • Publicação do edital: dezembro de 2022
  • Inscrições: março de 2023
  • Provas: 16 e 30 de abril de 2023

Último concurso UFF ofertou 63 vagas imediatas

O edital do último concurso UFF para cargos da área de apoio foi publicado em dezembro de 2019. No total, foram abertas 63 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para os níveis médio, técnico e superior. 

Para os níveis médio e técnico, as oportunidades foram para as carreiras de assistente em administração, técnico de tecnologia da informação, técnico em enfermagem, técnico de Laboratório nas áreas de Mecânica, Anatomia e Necropsia, Biotério, Microbiologia e Parasitologia, Microscopia Eletrônica, Ciências Naturais e Química.

No caso específico de assistente em administração, o pré-requisito foi ter o nível médio profissionalizante na área. Ou o ensino médio completo acrescido de 12 meses de experiência na área administrativa. 

Já no nível superior, o concurso UFF teve vagas para as funções de administrador, bibliotecário-documentalista, engenheiro mecânico, engenheiro na parte de Eletrônica, fisioterapeuta, médico em diversas especialidades.

A maior parte das chances do concurso foi para o câmpus de Niterói. Mas, tiveram vagas também para as localidades de Angra dos Reis, Macaé, Niterói, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.

A seleção teve provas objetivas para todos os cargos. Foram cobradas 65 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa - 15 questões;
  • Noções Básicas de Administração Pública - 15 questões;
  • Conhecimentos Específicos - 35 questões.

Somente os habilitados aos cargos de técnico de laboratório (em suas diversas especialidades) também foram submetidos a provas práticas.