Concurso UFPB: reitor confirma edital este ano e prevê outro em 2023
O reitor da instituição, professor Valdiney Gouveia, voltou a confirmar o concurso UFPB ainda este ano, com possibilidade de outro em 2023.
Autor:
Publicado em:19/05/2022 às 08:15
Atualizado em:19/05/2022 às 08:15
O novo concurso UFPB voltou a ser confirmado na última quarta-feira, 18, pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Valdiney Gouveia. O assunto foi abordado durante live transmitida pelo canal 43.1 digital da TV aberta e pelo canal da instituição no YouTube.
Segundo o reitor, o concurso público previsto para este ano está mantido, com previsão para provimento em 2023. O edital deve ser publicado até setembro.
No entanto, a oferta de 120 vagas, que estava prevista, deve ser reduzida. De acordo com o reitor, após 18 meses à frente da administração, já foram nomeadas cerca de 65 pessoas aprovadas na seleção anterior, "portanto, atualmente, analisa-se a possibilidade de oferta de, no mínimo, 92 vagas".
Além do concurso a ser realizado este ano, o professor Valdiney Gouveia também afirmou que um outro edital deve ser publicado em 2023, com a possibilidade de oferecer em torno de 72 novas oportunidades.
"Há expectativa e todo um empenho para que, em setembro deste ano, se concretize esse objetivo. A UFPB precisa renovar os seus quadros. É importante renovar, dar oportunidade a jovens que possam contribuir e dar diferentes perspectivas", disse o reitor. Ainda de acordo com o professor, havendo vaga em lista de espera, os aprovados em concurso anterior serão chamados.
Como antecipado em 2021, as oportunidades irão contemplar a carreira de técnico-administrativo, nas classes C, D e E, com destaque para o cargo de assistente em administração, de nível médio.
As demais oportunidades serão distribuídas por diversos cargos, como assistente de alunos, técnico em assuntos educacionais, técnicos de laboratório, administrador e contador, sendo necessário apresentar os níveis médio, técnico ou superior.
Concurso UFPB volta a ser confirmado
com edital até setembro (Foto: GOV PB)
Já as remunerações chegavam a R$4,6 mil, além dos benefícios. As oportunidades foram para recompor o quadro de servidores dos campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte.
Quase 75 mil pessoas realizaram a inscrição. A maior procura foi para as carreiras de nível médio. O destaque do concurso foi o cargo de assistente administrativo, com oferta de 68 vagas. Nesse caso, era preciso ter apenas o nível médio completo.
Com a organização do Instituto AOCP, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas aplicadas nas cidades de João Pessoa, Mamanguape, Rio Tinto, Bananeiras e Areia, na Paraíba.
Ao todo, foram cobradas 50 questões, incluindo as disciplinas de Português, Matemática, Informática, Legislação e Conhecimentos Específicos, dependendo do cargo.
Para ser aprovado no concurso era necessário obter 50% ou mais do total de pontos da prova. Apenas os concorrentes aos cargos de técnico foram submetidos a uma prova prática, realizada na capital da Paraíba.
A então reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, informou que as funções com mais aprovados na nota de corte foram: