Concurso UnDF: secretária fala sobre prazo e vagas do primeiro edital
Secretária de Educação revela que concurso para Universidade do DF deve ser aberto entre o fim de 2021 e o início do próximo ano.
Autor:
Publicado em:23/08/2021 às 18:13
Atualizado em:23/08/2021 às 18:13
O governador Ibaneis Rocha sancionou, no último dia 28 de julho, a lei que cria a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF). Um concurso público será aberto para compor o quadro de pessoal da instituição.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, informou que o concurso deve ser realizado entre o final deste ano e início de 2022. Em entrevista ao CB Poder na sexta-feira, 20, ela ainda falou sobre o número de vagas da seleção.
“Mais para frente, não sei se neste ano ou no ano que vem, deve sair o concurso da UnDF (Universidade do Distrito Federal). Virá um número grande (no edital): cerca de 2 mil vagas”, revelou a secretária.
Inicialmente, o governador Ibaneis Rocha informou que seriam abertas 3,5 mil vagas . Ele não chegou a precisar quais carreiras seriam contempladas. Porém, a expectativa é que a oferta seja para professores e técnico-administrativos.
De acordo com o Projeto de Diretrizes Orçamentárias do DF para 2022 há previsão de criação de 2.500 cargos para professor de Educação Superior e 1.000 para tutor de Educação Superior. Os salários não são informados.
O governador deverá encaminhar à Câmara Legislativa do Distrito Federal um projeto de lei dispondo sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remunerações no Quadro de Pessoal da UnDF.
Para funcionamento inicial da universidade, o governo do DF cedeu um imóvel no Lago Norte. A previsão é que as aulas comecem a partir de 2022. Ibaneis Rocha fez questão de destacar que a criação da universidade não significa despesa, mas investimento.
“Quando se trata de educação você não está gerando despesa, está gerando riqueza e é essa riqueza que eu quero para a população, em especial os mais pobres”, afirmou, antes de enumerar as ações que vão permitir a viabilidade da UnDF.
O projeto de lei para criação da UnDF começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e passou por emendas e debates entre os parlamentares distritais.
UnDF: saiba quais cursos devem ser ofertados
A UnDF deve oferece cursos de graduação para as áreas das Ciências da saúde e humanas, Cidadania e meio ambiente, Gestão governamental de políticas públicas e de serviços, Educação e magistério, Letras, artes e línguas estrangeiras modernas.
Assim como Ciências da natureza e matemática, Educação física e esportes, Segurança pública e defesa social, Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.
O ingresso de alunos deve ser nos moldes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Escola Superior de Gestão (ESG), isso porque ambas serão integradas ao campus. Logo, 40% das vagas da nova universidade serão destinadas a alunos que concluíram a educação básica integralmente na rede pública.
A cota racial, prevista na Lei Distrital nº 3788/2006, também será atendida. Outras possibilidades de admissão são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal.
Estude para concursos com a Folha Cursos
Assim como a UnDF, outros diversos órgãos pelo país preparam novos concursos públicos. Inclusive, a Secretaria de Educação do Distrito Federal que tem editais previstos para profissionais efetivos e temporários.
Para sair na frente da concorrência é recomendado intensificar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.