Bicampeão olímpico inspira quem estuda em concursos públicos

Em meio ao CNU, entenda como sucesso do bicampeão olímpico de vôlei, Giovane Gávio, pode ajudar quem estuda para concursos.

Na Trilha dos CampeõesMaratona CNU
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:14/03/2024 às 09:00
Atualizado em:14/03/2024 às 14:58

Folha Dirigida por Qconcursos reapresenta a série 'Na Trilha dos Campeões'. Publicado originalmente em 2017, este compilado traz histórias de atletas de sucesso e seus exemplos para aqueles que estudam para concursos em meio à Maratona CNU.


O primeiro relato desta série, que é reapresentada a partir desta quinta-feira, 14, traz os desafios e conquistas do bicampeão olímpico pela Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Giovane Gávio.


Em entrevista no ano de 2017, Gávio falou sobre os desafios da carreira e como o estudo e a determinação eram essenciais para obter sucesso, não apenas na quadra mas em todos os campos da vida.

"No começo sempre tem alguns desafios maiores, algumas incertezas. A gente acaba sofrendo um pouco mais. Por exemplo, quando me mudei de Juiz de Fora para São Paulo, que foi o primeiro time a me contratar, foi desafiador. Saí da zona de conforto da família. Morava em república. Sem contar que você chega no meio de pessoas que são tão boas como você, em um lugar que não tem espaço pra todo mundo", comentou.

Giovane Gávio começou sua carreira no vôlei aos 13 anos de idade, em Juiz de Fora MG. Para alcançar o sucesso, foram preciso resiliência e determinação.


E é essa rotina de atleta que se assemelha também a daqueles que enfrentam uma outra maratona, a de estudos para concursos públicos.

"Subir em um pódio olímpico é um momento mágico, mas justamente em função desses desafios, é um momento de muita reflexão. Você para para pensar em como 'eu sofri, fiquei longe de quem gosto, deixei de ter feriado, deixei de ter férias'. É um preço que a gente paga para chegar até ali", contou.

O bicampeão olímpico destaca as palavras "trabalho e estudo" como os pontos chaves para qualquer pessoa conseguir vencer na vida.

"Algumas pessoas conseguem pagar esse preço, suportar essa pressão de acordar cedo, trabalhar e estudar depois, conseguir fazer uma jornada mais pesada de estudo e de trabalho. Essas pessoas são as que vencem, o segredo do negócio é trabalhar, o segredo é estudar, é aprender e continuar aprendendo cada vez mais", conclui Giovane Gávio.

Giovane Gávio foi campeão olímpico em 1992 em Barcelona, na Espanha. Entretanto, em 1996 e 2000 caiu nas quartas de finais, tendo que adiar a sua segunda conquista para o ano de 2004, em Atenas, na Grécia.


Foram oito anos lidando com uma grande pressão e cobranças, semelhante aos candidatos de concurso público. Mas o jogador encarou tudo como aprendizado e não desistiu.


Veja a entrevista completa com o bicampeão olímpico!

Concurso Unificado: Maratona CNU terá início dia 23 de março

Faltando menos de dois meses para o Concurso Nacional Unificado (CNU), a Maratona CNU terá início no dia 23 de março, seguindo rumo à prova do concurso unificado, que ocorrerá no dia 5 de maio de 2024.


Quem se cadastrar terá acesso a aulas, materiais de apoio, simulados com premiação e o suporte do time de preparadores do Qconcursos. Tudo gratuitamente!


Quem chegar até o fim da maratona também poderá participar de um simulado presencial, com aplicação em todo o país.


Clique aqui e participe gratuitamente da Maratona CNU


Ao longo dos 42 dias de preparação, assim como os 42 km de uma maratona, serão oferecidos os seguintes recursos:


Atividades diárias

  • Mais de 100 aulas online agendadas, com gravação exclusiva para inscritos.
  • Minicursos abrangendo as matérias do Edital do CNU.
  • Mentorias de orientação de estudos.


Atividades semanais

  • Todo sábado, um simulado inédito para treinar habilidades e acompanhar a evolução.
  • Aos domingos, lives de correção com gabarito para ajustar a rota nas semanas seguintes.


Conquistas e Premiações

  • Reconhecimento por suas conquistas ao longo do percurso.
  • Semanalmente, sua posição no pódio do simulado pode garantir presentes especiais.


Evento presencial

  • Sinta a atmosfera de um dia de prova em uma experiência real para o CNU, com simulado presencial no dia 28 de abril, em diversas capitais do país.


*Fique atento à divulgação das localidades. Em breve!


Cadastre-se aqui e participe gratuitamente!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PRF - Aula de Direito Penal: Questões Cebraspe

Equipe Qconcursos