Concurso Unificado: veja o que estudar para nível médio

O Concurso Nacional Unificado trouxe 692 vagas para cargos de nível médio/técnico. Confira o que estudar para a prova!

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:20/01/2024 às 10:00
Atualizado em:18/01/2024 às 17:15

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) oferta mais de 6 mil vagas em oito blocos temáticos, sendo um deles destinado para nível médio. Para quem busca uma oportunidade com esse requisito, separamos as principais disciplinas e tópicos para as provas.


Ao todo, o concurso nacional unificado publicou oito editais, com 6.640 vagas para carreiras de níveis médio e superior, com salários iniciais de até R$23 mil. 


Estude para o Concurso Nacional Unificado por menos de 50 centavos por dia. Saiba como aqui!


Veja o que estudar para nível médio no CPNU

O CPNU para nível médio compreenderá provas objetivas e de redação, além de avaliação de títulos, quando couber. 


A prova objetiva será composta por 60 questões, sendo cada uma com peso 0.7, totalizando uma nota máxima de 100 pontos. 


Serão cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa; 
  • Noções de Direito;
  • Matemática; e
  • Realidade Brasileira.


Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) oferta 692 vagas para nível médio. (Foto: Divulgação)


Em Português, serão cobrados tópicos como: compreensão textual, palavras, pontuação, e outros.


Já na área de Direito, destaca-se a importância do conhecimento em Direito constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, além de Direito Administrativo e Organização do Estado.


Na disciplina de Matemática são abordados: estatística básica, geometria, além de conjuntos, porcentagem, razão e proporção, e equação de primeiro e segundo grau.


A abordagem sobre a realidade brasileira inclui tópicos de história e geopolítica, sendo o primeiro tópico destinado à formação do Brasil, o período getulista, a Independência, a história dos negros e dos povos indígenas.


Na geopolítica, a análise da dinâmica social do Brasil, desigualdades, manifestações culturais, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, biomas, matrizes energéticas, desenvolvimento urbano e rural são cruciais para compreender a estrutura do país. 


Considera-se, ainda, a importância de temas como transporte, movimentos migratórios, situação do trabalho e do PIB na análise da situação do Brasil.


Prepare-se para o Concurso Nacional Unificado. Confira aqui material exclusivo e as últimas informações sobre os editais!


Quais os cargos de nível médio do CNU

Do total de oportunidades, 692 vagas são para cargos de nível médio/técnico, concentradas no “Bloco 8 - Nível Intermediário”. 


Esse bloco destaca-se por abrigar cargos de nível médio, sendo o único entre os oito blocos temáticos a oferecer oportunidades para essa categoria. 


Veja a relação dos cargos neste bloco temático: 

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas - Nível médio: 300 vagas;
  • Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) - Técnico em Indigenismo - Nível médio: 152 vagas;
  • Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - Agente de atividades agropecuárias - Curso Técnico Agrícola com registro Conselho de Classe: 100 vagas;
  • Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal - Curso Técnico Agrícola com registro Conselho de Classe - 100 vagas;
  • Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - Técnico de laboratório - Curso Técnico em Biotecnologia, Análise Clínicas, Metrologia, Química, Agroindústria, Alimentos, Farmácia, Viticultura e Enologia, com registro em Conselho de Classe: 40 vagas. 


Entre no nosso grupo do WhatsApp e tenha acesso às aulas e curso gratuito do Concurso Público Nacional Unificado. Acesse aqui!