Concurso Unificado Pernambuco: Lyra anuncia vagas e novo formato

Governadora Raquel Lyra anuncia primeiro Concurso Unificado de Pernambuco com 455 vagas para níveis médio e superior. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:07/08/2025 às 11:02
Atualizado em:07/08/2025 às 12:27

A governadora Raquel Lyra anunciou nesta quinta-feira, 7, a realização do primeiro Concurso Unificado de Pernambuco. A oferta será de 455 vagas em mais de 40 cargos ou especialidades dos níveis médio e superior.


Segundo a governadora, ao realizar uma única prova, a pessoa poderá concorrer a até três cargos diferentes do serviço público de Pernambuco.

"Isso permite mais transparência, democratização do acesso ao serviço público e a garantia de que a gente faça um concurso público, no qual você possa, rapidinho, poder vir trabalhar junto com a gente", disse Raquel Lyra.

As provas serão aplicadas em dez cidades ao mesmo tempo, durante dois domingos. Veja a lista de municípios:

  • Recife;
  • Carpina;
  • Palmares;
  • Caruaru;
  • Arcoverde;
  • Floresta;
  • Afogados da Ingazeira;
  • Salgueiro;
  • Araripina; e
  • Petrolina.

O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Raquel Lyra anuncia realização do primeiro Concurso Unificado de Pernambuco

(Foto: Divulgação)


A governadora afirmou que o edital será divulgado em breve. No momento, os preparativos estão na etapa de contratação da banca organizadora, responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.

Cargos e vagas do Concurso Unificado de Pernambuco

Confira a lista dos órgãos e entidades de Pernambuco que serão contemplados no Concurso Unificado e a distribuição das vagas:

  • Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe): com 50 vagas para o cargo de analista de regulação dos serviços públicos delegados; 
  • Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI): com 88 vagas para o cargo de analista de gestão de tecnologia da informação e comunicação;
  • Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH): um total de 98 vagas, sendo 56 para o cargo de analista em gestão ambiental e 42 para o cargo de assistente em gestão ambiental;
  • Instituto de Pesos e Medidas (Ipem): um total de 39 vagas, sendo 3 para o cargo de analista de gestão em metrologia e qualidade industrial e 36 para o cargo de assistente de gestão em metrologia e qualidade industrial;
  • Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape): um total de 15 vagas, sendo 11 para o cargo de analista em gestão previdenciária e 4 para o cargo de analista jurídico-previdenciário;
  • Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase): com 29 vagas para o cargo de analista de atendimento e gestão socioeducativa, nas especialidades de nutricionista, assistente social, pedagogo e assistente social; 
  • Secretaria de Administração (SAD): um total de 82 vagas, sendo 53 vagas para o cargo de gestor governamental – especialidade Administrativa e 29 vagas para gestor governamental – especialidade administrativa/contador;
  • Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag): com 27 vagas para o cargo de gestor governamental – especialidade Planejamento, Orçamento e Gestão; e
  • Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE): com 27 vagas para o cargo de gestor governamental – especialidade Controle Interno.

Concursos Unificados são tendência no país desde 2024

No último ano, diferentes concursos unificados foram realizados no Brasil.


O maior foi o Concurso Nacional Unificado, o CNU, que na primeira edição reuniu mais de 2 milhões de inscritos para 6.640 vagas em diferentes órgãos do Poder Executivo Federal.


A proposta do governo foi unificar os concursos autorizados com uma única prova. A pessoa pôde se candidatar a diferentes cargos, de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa de inscrição.


Este ano, o Governo Federal realiza a segunda edição do CNU. A oferta é de 3 mil vagas para cargos dos níveis médio e superior.


Outro concurso unificado realizado foi o da Justiça Eleitoral. Ao todo, 26 tribunais participaram da seleção para os cargos de técnico e analista judiciário.


Na Educação, também foi lançada a Prova Nacional Docente (PND), que ficou popularmente conhecida como CNU dos professores.


A ideia é usar a nota da PND como etapa única ou complementar de concursos públicos e processos seletivos para professores em todo o país.

Pernambuco será pioneiro ao realizar Concurso Unificado

Nos estados, Pernambuco será pioneiro ao realizar um concurso público de forma unificada. Ainda não há informações se as vagas serão agrupadas em blocos temáticos, como no CNU, ou separadas por nível de escolaridade, por exemplo.


O governo estadual deve anunciar todos os detalhes do Concurso Unificado de Pernambuco nos próximos dias.


Em debate no Congresso Nacional, a Reforma Administrativa prevê mudanças nas regras para entrada e permanência do serviço público e modernização da gestão.


Uma das propostas visa à ampliação do Concurso Nacional Unificado para estados e municípios. O texto deve ser debatido na Câmara dos Deputados neste segundo semestre.

Veja outros concursos previstos em Pernambuco

O Estado de Pernambuco tem outros concursos previstos. A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, já confirmou os preparativos de um novo concurso SES PE. Segundo ela, o edital deverá ser publicado ainda este ano.


A tendência é de que os aprovados possam reforçar o efetivo no interior do estado e na Região Metropolitana de Recife.


Já o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, afirmou que um novo concurso PC PE poderá ser realizado.


A ideia é finalizar a chamada de 890 aprovados na última seleção e começar os preparativos para o próximo edital.

"Não haverá outros chamamentos. Nessa segunda turma de convocados, a gente encerra e forma esse efetivo, dá posse e, logo em seguida, nós deveremos abrir um novo concurso para recompletar ainda mais o efetivo da Polícia Civil", disse o secretário, em entrevista à rádio CBN Caruaru.

O Tribunal de Contas de Pernambuco também realizou uma auditoria operacional no sistema penitenciário do estado. A equipe identificou o déficit de profissionais e a necessidade de concurso Polícia Penal PE.


A abertura do concurso está prevista no Plano Plurianual do Estado (PPA) de 2024 a 2027. Apesar disso, o governo ainda não confirmou a publicação do próximo edital para policiais penais.

Clique e saiba mais

Carregando...