Concurso UniRio 2019: orientações para provas de domingo, 17

O concurso da UniRio aplica neste domingo, 17, as provas objetivas. Confira orientações para a avaliação.

Autor:
Publicado em:14/11/2019 às 14:40
Atualizado em:14/11/2019 às 14:40

Neste domingo, 17, será aplicada a prova objetiva do concurso UniRio 2019 para área de apoio. A Cesgranrio, banca organizadora, recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência do início do exame, ou seja, às 8h.

Os candidatos já podem consultar, no site da banca, o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações como os dados do candidato, local e horário de prova. Caso haja inexatidão na informação constante no documento, os candidatos deverão entrar em contato com a banca por telefone ou e-mail.

O gerente-executivo de concursos da Cesgranrio, Oscar Cunha, ressalta a importância de os candidatos conhecerem os locais de prova com antecedência, como forma de evitar transtornos no dia da avaliação.

“Recomendamos que todos tomem conhecimento de seu local de prova com antecedência através do nosso site, calcule o tempo para a chegada no horário e a melhor forma de transporte, tenham uma boa noite de sono, façam alimentação leve e saudável e que não esqueçam o documento original com foto”.

Oscar Cunha destaca ainda que os candidatos devem levar, no dia da prova, o documento de identidade original, com o qual se inscreveu, e de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Provas do concurso UniRio poderão ter até 70 questões 

Para os cargos dos níveis médio e técnico, a prova objetiva será formada por 20 questões de Língua Portuguesa, cinco de Informática Básica, cinco de Legislação e 30 de Conhecimentos Específicos.

Os graduados, por sua vez, responderão a 70 questões, sendo 40 questões de Conhecimentos Específicos, 20 de Língua Portuguesa, cinco de Informática Básica e cinco de Legislação.

Concurso UniRio (Foto: Divulgação)
Concurso UniRio aplica provas neste domingo, 17 (Foto: Divulgação)


A seleção conta com 23.141 inscritos que concorrem a 39 vagas imediatas. O cargo de destaque é o de assistente em administração, com 13.732 inscritos. Na segunda-feira, dia 18, será divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva.

O candidato poderá apresentar recursos quanto aos conteúdos das questões objetivas e/ou aos gabaritos divulgados, desde que devidamente fundamentados e encaminhados até terça-feira, dia 19.

Para recorrer, o candidato deverá encaminhar sua solicitação à Fundação Cesgranrio, por meio do campo de Interposição de Recursos, na página referente ao concurso.

Será habilitado quem acertar ao menos uma questão de cada disciplina de Conhecimentos Básicos. Além de obter aproveitamento de 60% tanto na parte básica, quanto na específica.

Para o cargo de tradutor e intérprete de Libras, será aplicada ainda uma prova prática. Na ocasião, será avaliado o desempenho do concorrente para o exercício da função. A avaliação durará 30 minutos.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 20 de fevereiro. Além das vagas imediatas, a UniRio formará cadastro de reserva com até 174 aprovados no concurso.

Nesse caso, a universidade poderá convocar durante o prazo de validade. As chamadas dependerão da necessidade de servidores e do orçamento disponível no momento. A seleção tem validade de dois anos, podendo dobrar. Os aprovados serão contratados por meio do regime estatutário, garantindo estabilidade empregatícia.