Jerônimo é eleito governador e promete concursos BA com periodicidade

Jerônimo Rodrigues é eleito o novo governador da Bahia e promete realizar novos concursos, visando recomposição de carreiras deficitárias.

Autor:
Publicado em:01/11/2022 às 15:56
Atualizado em:01/11/2022 às 15:56

O Estado da Bahia decidiu no último domingo, 30, que Jerônimo Rodrigues (PT) será o novo governador a partir do próximo ano. Ele, inclusive, promete realizar concursos BA de forma periódica e visando as carreiras deficitárias.

Em seu plano de governo, o candidato petista eleito para o posto de governador disse sobre a geração de postos de trabalho e evidenciou a realização de concursos públicos, dizendo que vai:

"Promover a geração direta de postos de trabalho no espaço público, incluindo a manutenção, aperfeiçoamento e ampliação dos programas Partiu Estágio e Primeiro Emprego, bem como a realização de concursos públicos para recomposição das carreiras públicas deficitárias."

O novo governador não citou quais áreas serão contempladas com os futuros concursos, mas diz que o foco serão as carreiras deficitárias.

Além disso, prometeu promover a realização de concursos de maneira periódica, ou seja, regularmente. O Estado da Bahia tem realizado bastantes concursos e promoveu várias contratações e renovação de pessoal durante o mandado de Rui Costa.

Em seu planod e governo, Jerônimo cita que vai:

"Realizar concursos públicos, com ênfase nos critérios de periodicidade, equilíbrio do quantitativo de servidores ativos e atendimento das demandas da sociedade, em áreas estratégicas da administração pública."

Outros pontos referentes ao serviço público citados nas propostas do governador eleito são:

  • Ampliar para mais 20 (vinte) anos o prazo previsto no artigo 50, do Capítulo V, da Lei nº 13.182 - Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia (EIR) - no que tange à aplicação da reserva de vagas para a população negra nos concursos públicos e processos seletivos para provimento de pessoal no âmbito da Administração Pública direta e indireta estadual, correspondente, no mínimo, a 50% das vagas a serem providas; e 
  • Regulamentar os procedimentos de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos, vestibulares e seleção temporárias estaduais, nos termos do artigo 49 da Lei Estadual 13.182/2014.
jeronimo rodrigues governador bahia
Concursos BA são promessas do novo governador eleito no estado
(Foto: Divulgação)

Jerônimo foi eleito na Bahia com mais de 52% dos votos

Após 100% das urnas apuradas, a disputa do 2º turno na Bahia encerrou com Jerônimo Rodrigues vencedor, deixando o adversário ACM Neto para trás e sendo eleito o novo governador do estado.

Jerônimo Rodrigues obteve 52,79% dos votos, contra 47,21% de ACM Neto, veja o total dos votos:

  • Jerônimo: 4.480.467 votos válidos
  • ACM Neto: 4.007.023 votos válidos.

No primeiro turno, Jerônimo também ficou na frente e foi por muito pouco que não se elegeu nem precisou de uma nova disputa. Ele alcançou 49,45% dos votos válidos, quando para ser eleito em primeiro turno é preciso somente atingir mais que 50%.