Concursos CE: assembleia aprova mudanças para facilitar editais

Após iniciativa do governador Camilo Santana, a assembleia cearense aprovou duas mensagens que vão permitir os concursos CE previstos.

Autor:
Publicado em:14/05/2021 às 13:28
Atualizado em:14/05/2021 às 13:28

A realização dos novos concursos CE 2021 está cada vez mais próxima. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou duas mensagens importantes que devem dar força e agilizar os preparativos de quatro editais.

Estes editais são para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

A informação foi confirmada de forma oficial, em nota, pelo governo do estado. Os primeiros editais devem ser os da PC e da Pefoce, que já têm banca organizadora escolhida.

(Foto: Governo CE)
Concursos CE poderão ter editais em breve, após aval da Assembleia
(Foto: Governo CE)

O que são as mensagens aprovadas pela ALCE?

O que a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na última quinta-feira, 13, foram duas mensagens importantes, referentes à Segurança Pública. As propostas foram encaminhadas pelo governador Camilo Santana para apreciação dos parlamentares.

Eles vão facilitar a realização dos concursos previstos. Os Projetos de Leis, encaminhados para apreciação dos deputados estaduaism, pedem algumas alterações, a fim de atualizar as regras relativas ao ingresso e formação inicial de oficiais e praças da Polícia Militar.

Além disso, também inclui os cursos de formação. A mensagem pedia que eles fossem realizados após a conclusão do concurso, estando o candidato já integrado à carreira militar.

"A proposta também cria o quadro de Oficiais Complementares Policial Militar, em substituição aos atuais quadros de Oficiais da Saúde e de Oficiais Capelães, voltado para médicos, dentistas, teólogos/capelães, farmacêuticos, engenheiros e veterinários, por exemplo."

Além disso, a aprovação da ALCE também vai viabilizar os concursos da Perícia Forense e da Polícia Civil - mediante adequação à Lei Complementar n. 173/20, que determina a suspensão de concursos públicos para novos cargos.

Com isso, o governo do estado explica que os cargos de perito criminal, perito criminal adjunto, perito legista, médico perito-legista e auxiliar de perícia que estejam vagos e situados entre a 2ª Classe e a Classe Especial, da estrutura anterior de carreira dos referidos cargos, ficam remanejados para a Classe A, Nível I, do subgrupo Atividade de Perícia Forense, para fins de disponibilização em concursos públicos, conforme a legislação.

Folha Cursos

Já para os cargos de escrivão e inspetor que estejam vagos entre a 2ª e a Classe Especial, da anterior estrutura de carreira desses cargos, serão remanejados para a Classe D, Nível I, do Subgrupo Investigação Policial e Preparação Processual.

Dessa forma, os cargos ociosos ficam disponíveis para a realização de concurso. Ainda, em nota, o governo do Estado explica que os investimentos feitos pelo, de acordo com o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Sandro Caron, traz otimismo e garante retorno a médio e longo prazo.

“São investimentos permanentes, seja em equipamento ou no pessoal, no setor de investigação, com os melhores equipamentos para a Pefoce e a polícia científica, na inteligência artificial, no Corpo de Bombeiros, nos armamentos de ponta, o mesmo do Exército americano, nas instalações modernas de delegacias, batalhões, bases e na escola de segurança pública, e na continuidade da valorização dos homens e mulheres na segurança pública”.

Concursos Segurança CE têm vagas confirmadas

Confira a seguir as informações já confirmadas a respeito dos concursos da Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense do Estado do Ceará.

Concurso PM CE - 2 mil vagas

concurso PM CE terá 2.200 vagas para cargos de soldado e oficial.

Além disso, ainda há uma previsão de oferta na área da saúde, cujo quantitativo ainda não foi anunciado. Desse quantitativo, serão 2 mil para soldados e 200 para oficiais.

Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. Além da escolaridade e CNH, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.

Concurso PC CE - 1.500 vagas

Para a Polícia Civil, o governador Camilo Santana autorizou uma oferta de 500 vagas, sendo 100 para escrivão e 400 para inspetor. Mas, o concurso PC CE terá um quantitativo ainda maior.

Além das 500 vagas imediatas já anunciadas e autorizadas pelo governador, o concurso PC CE terá outras mil vagas. Essas, serão preenchidas pelo cadastro de reserva que será formado.

A informação foi confirmada por meio do projeto básico, ao qual Folha Dirigida teve acesso. Com isso, agora o concurso soma 1.500 vagas. Todos os cargos são de nível superior. A banca já foi definida e será o Idecan.

Concurso Pefoce - 510 vagas

Agora, na Perícia Forense, o concurso Pefoce 2021 será para 510 vagas e o edital poderá sair nos próximos dias.

Assim como na PC, a Pefoce também já teve banca contratada. A seleção será organizada pelo Idecan.

projeto básico do concurso Pefoce divulgado confirma que haverá formação de cadastro de reserva. Com isso, o quantitativo que seria somente 170 oportunidades para provimento imediato, agora, passará a ser de 510 vagas.