As novas datas foram confirmadas pela Assessoria de Imprensa da Marinha e o novo cronograma deverá ser publicado em breve, com retificação divulgada no site de cada concurso e no Diário Oficial da União.
Atualização:na noite da terça-feira, 18, a Marinha confirmou as datas de outros sete concursos, totalizando dez provas remarcadas. A confirmação veio por meio do fecebook oficial da Instituição.
Veja o novo calendário concursos Marinha 2020:
Quadros Complementares - 20 de setembro
Colégio Naval - 26 e 27 de setembro
Escola Naval - 3 e 4 de outubro
Escola de Aprendiz de Marinheiro - 11 de outubro
Corpo de Engenheiro - 18 de outubro
Quadro Técnico do Corpo Auxiliar - 25 de outubro
Corpo de Saúde da Marinha - 1º de novembro
Quadro de Cirurgião-dentista - 1º de novembro
Quadro de apoio - Corpo de Saúde da Marinha - 22 de novembro
Quadro de Capelães Navais - 22 de novembro
Vale lembrar que todas as provas foram suspensas por conta da pandemia do novo Coronavírus. Entre as três Forças Armadas, a Marinha era a única que ainda não havia se posicionado e divulgado as novas datas de aplicação das provas.
A carreira exige que os candidatos tenham 18 anos e menos de 22 até o primeiro dia do mês de janeiro de 2021. Além disso, é preciso ter concluído o ensino médio ou estar em fase de conclusão do último ano.
Outras exigências são altura mínima de 1,54m, e a máxima de 2,00m, não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros.
A prova objetiva é a primeira etapa de seleção, contendo 50 questões de múltipla escolha. Cada questão da prova objetiva valerá dois pontos, sendo no total de zero a 100 pontos, sendo as disciplinas:
15 questões de Português;
15 questões de Matemática;
15 questões de Ciências (Física e Química);
5 questões de Inglês
Concurso Colégio Naval oferece 143 vagas
Publicado em março, o edital do concurso Colégio Naval tem oferta de 143 vagas para candidatos de nível fundamental. Essa seleção tem o objetivo de recrutar alunos para a graduação posterior na Escola Naval.
Quem for aprovado em todas as etapas, dentro do número de vagas, ingressará no colégio em 2021. O Colégio Naval fica situado em Angra dos Reis, município no Sul do Estado do Rio de Janeiro
Os exames escritos serão realizados em dois dias, com caráter eliminatório e classificatório. Os dois dias são divididos pelas seguintes disciplinas:
1º dia: Matemática (20) e Inglês (20); e 2º dia: Português (20), Estudos Sociais (12) , Ciências (18), e a Redação.
Escola Naval preencherá 22 vagas de nível médio
Já o concurso para admissão na Escola Naval tem uma oferta de vagas um pouco menos. São apenas 22 oportunidades para candidatos já com o nível médio completo.
O edital foi publicado em abril e abrange a candidatos de ambos os sexos. São dez vagas destinadas a homens, sendo duas para negros, enquanto as demais 12 são para mulheres, com duas reservas para negros.
Com dois dias de provas, o concurso Escola Naval terá provas escritas aplicadas com caráter será eliminatório e classificatório, com um total de 80 questões.
O primeiro dia contará com 40 perguntas para cinco horas, sendo 20 de Matemática e 20 de Inglês. Já o segundo, serão 40 questões, mas dessa vez sendo 20 de Física e 20 de Português, além da Redação, com as mesmas cinco horas para a conclusão.
Além do nível médio, é necessário ainda ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade em 1º de janeiro de 2021. Além disso, o candidato não pode ser casado, não ter constituído união estável e nem ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!