Concursos PB: LDO 2021 é sancionada com previsão de novas seleções
Foi publicada nesta sexta-feira, 10, a sanção da Lei Orçamentária para o exercício de 2021, que autoriza novos concursos PB no próximo ano.
Autor:
Publicado em:25/09/2020 às 10:32
Atualizado em:25/09/2020 às 10:32
O governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano (LDO 2021). O documento foi publicado nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial, com previsão de novos concursos PB.
A LDO estabelece critérios para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo, despesas de capital para o exercício do ano seguinte, entre outros temas.
Na LDO 2021 da Paraíba, ficam os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, bem como o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Defensoria Pública, autorizados a realizar concurso público no próximo ano.
Ainda pela Lei, a admissão de servidores, no exercício de 2021 somente ocorrerá se:
existirem cargos vagos a preencher;
houver vacância dos cargos ocupados;
houver dotação orçamentária suficiente para o atendimento integral da despesa, inclusive dos encargos previdenciários e trabalhistas devidos;
forem observados, cumulativamente, os limites das despesas com pessoal, previstos nos artigos 19 e 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A LDO 2021 também traz uma meta específica para a Defensoria Pública, com a possibilidade de realizar um novo concurso DPE PB em 2021.
Apesar das previsões, a LDO 2021 deixa claro que, entre os riscos que podem influenciar diretamente o cumprimento das metas previstas, encontra-se a pandemia do novo Coronavírus.
"Tem provocado uma recessão mundial, uma crise financeira sem precedentes no ano de 2020, e que ainda terão seus efeitos, sobre a arrecadação da receita e possíveis despesas relativas ao combate à Covid-19, avaliados, diante das alterações no cenário econômico estadual e federal", diz o trecho da Lei.
LDO 2021 é sancionada com previsão de concursos PB
(Foto: Divulgação)
Confira os concursos PB previstos
Com a sanção da LDO 2021, pelo menos dois concursos estaduais ganham força e podem ser realizados em breve.
Na Educação, já há um edital previsto, mas ainda na fase de conclusão de estudos. Enquanto na Procuradoria o regulamento do próximo edital já foi divulgado.
Concurso SEE PB
Em agosto deste ano, o secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, voltou a falar sobre o concurso SEE PB. Em entrevista ao programa Correio Debate, o chefe da pasta disse que, até o final do mês, a Secretaria teria em mãos um estudo para saber sobre o futuro da seleção.
Neste caso, os estudos iriam indicar se a gestão irá chamar os aprovados da última seleção, realizada em 2019, ou se realizará o novo concurso público, conforme já havia sido anunciado pelo governador João Azevêdo.
"Houve a pandemia e a Secretaria começou um estudo das necessidades. Então, baseado nesse estudo, a gente pode olhar qual a fotografia e qual a possibilidade de chamar e qual a possibilidade de um novo concurso" declarou.
Segundo o secretário, o último edital para a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba segue válido, após ter o seu prazo prorrogado por mais seis meses.
Em julho, Cláudio Furtado adiantou que quase todos os aprovados foram convocados, faltando 80 vagas para serem preenchidas.
A intenção do governo érealizar uma seleção para a Secretaria de Educação a cada ano, chegando ao fim da gestão com 4 mil novos docentes.
Concurso PGE-PB
Desde janeiro deste ano, um novo edital para a Procuradoria Geral da Paraíba é aguardado. No entanto, com a pandemia, a seleção foi adiada, mas segue prevista.
Para concorrer, será preciso ter bacharelado em Direito. Os ganhos para os aprovados no concurso serão de R$15.014,34.
Concurso PB Saúde
Outra seleção que pode ocorrer é para a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). A entidade foi criada em fevereiro deste ano e, conforme a lei de criação, contará com um quadro de pessoal próprio.
O regime de contratação da fundação será o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A PB Saúde deverá exercer atividades de gestão e prestação de serviços de saúde, além de executar ações, programas e estratégias que venham a ser objeto de determinações das políticas públicas emanadas da Secretaria de Saúde (SES).
Concurso Aesa
Por fim, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) também aguarda por um novo edital desde 2019.
Na época, o governador também confirmou um um concurso para o quadro técnico da Agência Executiva de Gestão de Águas. Segundo João Azêvedo, as vagas serão destinadas a técnicos, principalmente para engenheiros da área de Recursos Hídricos.