Concursos PC RJ e PMERJ: governador promete valorizar policiais

Ao assumir efetivamente o governo do Rio, Cláudio Castro firma compromisso de valorizar policiais civis e militares, aprovados em concursos.

Autor:
Publicado em:03/05/2021 às 17:35
Atualizado em:03/05/2021 às 17:35

Após a aprovação do afastamento de Wilson Witzel, o vice na chapa eleita, Cláudio Castro, assumiu efetivamente o governo do Rio de Janeiro no sábado, 1º de maio. Em entrevista coletiva, após a posse, ele destacou a valorização dos policiais civis e militares em sua gestão.

Para isso, será necessário abrir novos concursos para as corporações. Ainda como governador em exercício, no final de abril, Castro publicou o Decreto 47.585, que libera 2.107 vagas para preenchimento em diferentes órgãos.

Desse total, 400 oportunidades são para ingresso na Polícia Civil e 700 na Polícia Militar. Há ainda 300 vagas para Administração Penitenciária e 300 para o Corpo de Bombeiros. Dessa forma, há uma garantia desses provimentos, para a realização de concursos.

“Vou continuar enfraquecendo as milícias, reduzindo a taxas de crime. E buscando, cada vez mais, uma polícia que preserve a vida, sobretudo a dos nossos bravos e guerreiros policiais”, disse Castro, depois de sua posse.

Ele completou: “(precisamos de) uma polícia que atue com inteligência, que atue próxima do cidadão, vamos criar uma polícia de proximidade, que atue nos bairros, não apenas em áreas comerciais e turísticas. Um policial que seja próximo ao povo”.

Cláudio Castro assume, efetivamente, como governador do Rio de Janeiro
Cláudio Castro assume, efetivamente, como governador do Rio
de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Durante seu discurso, Castro também destacou a intenção de ampliar o programa Segurança Presente em 30%. Com isso, será necessário ampliar o efetivo da Polícia Militar para conseguir atender as demandas.

Em seu discurso de posse, o governador também defendeu o diálogo com os outros poderes e destacou que é necessário reconstruir o estado com austeridade nas contas públicas.

Além de recuperar a confiança dos investidores, gerar empregos, lutar contra a fome e a Covid-19 e reduzir índices de violência.

Castro dialoga para liberação de vagas em concursos RJ

Em maio, o governo do Rio de Janeiro deve formalizar o pedido para ingressar no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), em que o Estado terá dez anos para pagar a dívida com a União. Nesse regime, nos primeiros quatro exercícios financeiros, as regras são mais rígidas para a realização de concursos.

Diante disso, o governador Cláudio Castro busca soluções. Ele já foi à Brasília e, em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou a necessidade de preenchimento das vacâncias.

Há ainda o Projeto de Lei Complementar 10/21, que tramita no Congresso Nacional e flexibiliza a regra sobre reposição de servidores, dentro do novo Regime de Recuperação.

Castro foi eleito vice-governador na eleição estadual de 2018 e se tornou governador em exercício em 28 de agosto do ano passado, após Witzel ser afastado temporariamente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), devido a investigação sobre corrupção na saúde do Rio de Janeiro.

Cláudio Castro nasceu em Santos, no Estado de São Paulo. Formado em Direito, é advogado, músico e compositor. Foi chefe de gabinete da Alerj por 12 anos e, em 2016, eleito vereador da cidade do Rio.

Nas eleições de 2018, Folha Dirigida conversou com Cláudio Castro sobre suas perspectivas sobre concursos públicos no Estado. Na época, ele ressaltou que, de todas as áreas do estado, a que mais precisa de contratação de pessoal é a Segurança Pública.

Concurso Polícia Civil RJ terá vagas em todos os níveis

A Polícia Civil do Rio de Janeiro tem autorização do governo para realizar um novo concurso em 2021. O aval é para preencher 400 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Veja a distribuição a seguir:

  • Auxiliar de necropsia (nível fundamental) - 10 vagas;
  • Técnico de necropsia (nível médio) - 10 vagas;
  • Investigador (nível médio) - 200 vagas;
  • Inspetor (nível superior) - 100 vagas;
  • Perito criminal (nível superior) - 5 vagas;
  • Perito legista (nível superior) - 25 vagas;
  • Delegado (nível superior) - 50 vagas.

Os salários iniciais podem chegar a R$18 mil. A estimativa, segundo o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Allan Turnowski, é que os editais do concurso PC RJ sejam publicados antes de julho.

"Estamos com o edital pronto, aprovado pela PGE. Quero publicar até antes de julho. Queremos soltar esses editais assim que contratarmos a banca". A estimativa é que a organizadora do concurso seja contratada no mês de maio.

O secretário não acredita que a pandemia atrapalhe os planos da corporação para o concurso.

“Acredito que as pessoas já se acostumaram a conviver e a produzir dentro da pandemia. Evidentemente que se a gente tiver algum infortúnio na data da prova, de um fechamento da cidade, como já aconteceu algumas vezes, isso pode atrapalhar. Mas a princípio, o dia a dia normal de conviver com a pandemia não inviabiliza o concurso. O concurso está garantido. Eventualmente se não der para fazer em um fim de semana, fazemos no outro. Mas está garantido. A gente vai fazer”.

► Leia a entrevista completa com o secretário da PC RJ sobre o novo concurso!

Estude para o concurso PC RJ!

PMERJ tem três concursos públicos em pauta

A Polícia Militar do Rio de Janeiro, por sua vez, tem autorização para realizar novo concurso com 32 vagas para o Quadro de Oficiais, de nível superior. Outra seleção na PMERJ é para o quadro da Saúde. Ao todo, serão 67 oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Nos dois concursos, a Fundação Getulio Vargas será a banca organizadora. A publicação dos editais está prevista para 2021.

A Polícia Militar também pode realizar um novo concurso PMERJ para soldados, de nível médio. No entanto, o edital depende da chamada de todos os remanescentes da última seleção para o cargo, realizada em 2014.

Leia também: Concursos RJ 2021: veja quais editais podem ser publicados