Concursos PF administrativo: veja quais blocos do CNU aproveitar
Segundo diretor da Polícia Federal, concurso PF para a gente administrativo está autorizado! Saiba quais conteúdos aproveitar do CNU!
Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:29/08/2024 às 18:15
Atualizado em:03/09/2024 às 15:04
Após as provas do concurso CNU e agora a expectativa pelos resultados, alguns candidatos já podem redirecionar os objetivos. E se por acaso estiverem se perguntando sobre qual seria o próximo passo, o concurso PF agente administrativo surge como um boa oportunidade.
Isso porque, alguns conteúdos estudados para os blocos 5, 6, 7 e 8 do Concurso Público Nacional Unificado são aproveitáveis para o concurso da PF, tornando a transição mais fluida e estratégica.
Pelo menos é como enxerga, o professor e mentor do Qconcursos, Eduardo Pessoa. Para o especialista, no momento, é importante seguir em frente com os estudos, ressaltando uma forte correlação entre os conteúdos do CNU e os exigidos para o cargo de agente administrativo da Polícia Federal.
"Você que fez provas para o bloco cinco, seis, sete ou oito, tem muitos conteúdos desses blocos que você consegue levar para o concurso da Polícia Federal para o cargo de agente administrativo", afirma o professor.
Quais conteúdos podem ser aproveitados no concurso PF?
O professor dá exemplos de conteúdos estudados para o CNU que podem ser aproveitados para a Polícia Federal. De acordo com Pessoa, a parte de Administração Pública, o artigo 37 da Constituição, agentes públicos e a Lei 8.112, podem constar nas duas seleções.
Por isso, o professor acredita que os conteúdos são conciliáveis. Além disso, os candidatos que estudaram Gestão Governamental no CNU encontrarão semelhanças significativas com a Administração Geral e Pública no concurso PF.
"Nós temos ali toda a parte que fala de Administração Pública, o artigo 37 da Constituição, a parte de agentes públicos, Lei 8.112, o bloco que fala de Gestão Governamental, que tem total correlação com a Administração Geral e Pública para esse concurso", explica Eduardo Pessoa.
Um outro ponto ressaltado pelo professor é sobre o estudo de Orçamento Público, segundo, Eduardo Pessoa, diretamente relacionado à Administração Financeira e Orçamentária (AFO).
Essa disciplina é uma das mais comentadas por candidatos interessados na seleção para o cargo e foi cobrada no último concurso da PF para agente administrativo em 2014.
"A parte também relacionada ao orçamento público tem relação com a administração financeira e orçamentária, que foi uma das disciplinas cobradas no último concurso para agente administrativo da Polícia Federal em 2014", acrescenta o professor.
Professor mostra como organizar os estudos para agente administrativo
Na próximo sexta-feira, 30, a partir das 9h, no canal do Qconcursos, o professor e mentor Eduardo Pessoa realiza um live especial para os interessados em seguir carreira nas áreas administrativas da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante a live, o especialista em concursos públicos irá compartilhar orientações sobre como estruturar um plano de estudos adequado às exigências dos cargos administrativos das duas instituições.
Concurso PF para agente administrativo está autorizado, segundo diretor
Segundo apuração do Qconcursos Folha Dirigida, o chefe da corporação teria informado que está tudo certo para o concurso acontecer e, basicamente, só restaria a publicação da portaria para oficializar o aval.
O diretor, no entanto, não teria confirmado se o aval dado pelo governo será para o total de vagas solicitado pela instituição.
Vale lembrar que a Polícia Federal encaminhou um pedido de concurso PF Administrativo com mais de 700 vagas, contemplando o cargo de agente administrativo, de nível médio.