Concursos PF e PRF têm provas adiadas. E agora? Veja dicas!

As provas dos concursos PF e PRF foram adiadas. E agora? Folha Dirigida separou dicas do Especialista Alexandre Prado para te ajudar. Veja!

Autor:
Publicado em:19/03/2021 às 07:18
Atualizado em:19/03/2021 às 07:18

Recentemente, as provas dos concursos PF e PRF, previstas para 21 e 28 de março, respectivamente, foram adiadas em comunicado oficial divulgado pelo Cebraspe. Mas, e agora? Como fica a situação dos concursos? E os candidatos, como tocar a preparação?

Pensando nisso, a reportagem da Folha Dirigida resolveu traçar um panorama para você sobre ambas as seleções.

Além disso, nessa matéria você vai conferir dicas do professor e especialista, Alexandra Prado, sobre como devem ficar os seus estudos com o adiamento dessas provas.

Primeiramente, é preciso lembrar que os concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal estão confirmados. O adiamento das provas não significa cancelamento e, em breve, as corporações aplicarão suas provas.

Além disso, tanto PF como PRF já têm data prevista para a realização de ambos os concursos, sendo:

  • PRF - 9 de maio
  • PF - 23 de maio

Essas datas, no entanto, são apenas previsão de aplicação, bem como as anteriores, que constavam no edital. As corporações poderão optar por uma nova data, caso a situação da saúde pública no país em virtude da Covid-19 não esteja estável.  

Alexandre Prado é um dos professores do Direto ao Ponto PRF: intensivo da Folha Cursos para o concurso PRF. Foque seus estudos nessa reta final com a gente! Quero começar AGORA

Este foi o principal motivo pelo qual as provas de PF e PRF foram adiadas. Diversos estados voltaram ao regime de lockdown, com lotação nos leitos e sem condições de aplicar as provas com as medidas de seguranças necessárias.

(Foto: Divulgação)
Concursos de PF e PRF têm provas adiadas. Como ficam os estudos?
(Foto: Divulgação)

Especialista critica falta de empatia no adiamento das provas

Antes mesmo de dar dicas de preparação e falar sobre o futuro dos estudos dos candidatos, o especialista Alexandre Prado criticou a falta de empatia de todas as entidades e governantes nesse imbróglio envolvendo adiamento de provas.

Quanto à PF e PRF, Prado diz que ambas estão ligadas ao Ministério da Justiça - que já tinha suspendido o concurso Depen em fevereiro. Os três concursos são de organização do Cebraspe.

Alexandre Prado comenta que, vendo a situação do país e pensando nos candidatos, a pasta da Justiça e Segurança Pública poderia ter decretado que nenhum de seus órgãos aplicaria provas e recomendava, assim, uma nova data.

Prado criticou, também, governantes e administrações públicas que esperavam e esperam até o último segundo para confirmar o adiamento das provas. Segundo o professor, o candidato precisa ficar sabendo dessa notícia o quanto antes e não ser pego de surpresa com uma semana de antecedência.

Vale lembrar que o próprio governador do Pará, Hélder Barbalho, veio a público (antes da suspensão judicial do concurso PC PA) dizer que se os concursos do estado fossem suspensos avisaria com uma semana.

"Essa pessoas precisavam o quanto antes saber desse adiamento para se programar. E quem está do lado de gestor tem que ter uma noção de quem está do outro lado, o administrado, ele tem uma expectativa."

Preparação PF e PRF: 'é hora de ajustes finos", diz Prado

Para os candidatos que garantiram inscrição nos concursos de PF e PRF, e foram afetados com esse adiamento, a mensagem é: o momento não é de desespero.

Pelo contrário, né? Quem já está em um ritmo intenso de estudos vai ter um prazo maior para se preparar. O adiamento deve ser tratado como uma oportunidade de aumentar o seu índice de chance de ser aprovado.

Prado diz que essa é a hora do candidato realizar ajustes pontuais, "ajustes finos", de acordo com o professor e especialista.

Ele informa que o concorrente deve aproveitar esse momento para:

  • revisar;
  • fazer simulado;
  • máximo possível de questões;
  • tirar dúvidas;
  • pegar jurisprudências atualizadas
  • pegar informativos que você não tempo para fazer.

Prado diz que, inclusive, este não é o momento para fazer nada extenso ou criar problemas diferente do que você já está acostumado. Faltando pouco mais de 60 dias, é a hora de ajustes pequenos.

Dá para começar a estudar agora?

Pagou a taxa do concurso, mas está com os estudos do concurso atrasado e bem no início? E agora, o que fazer?

Calma, pois embora essa situação seja difícil, ela não é irreversível. É possível ser aprovado nessa situação, também.

Mas, o professor Alexandre Prado menciona que o melhor cenário é o candidato optar por uma preparação intensiva, com conteúdos práticos, resumidos e pontuais. O especialista explica que não dá para procurar um método longo e extenso, pois vai dificultar a sua aprendizagem.

Com curto tempo, procure o método que vai te ajudar a estudar de forma otimizada e sem enrolação.

Por isso, vamos te fazer uma pergunta: o que você está esperando para fazer parte da Folha Cursos?

Folha Cursos traz preparação para os concursos PF e PRF

Você está pronto para ser aprovado no concurso da Polícia Rodoviária Federal? Então fique ligado nessa novidade:

A Folha Dirigida agora também é Folha Cursos! Por isso, você não tem mais desculpa para reclamar de falta de ajuda e adiar o seu sonho de ser aprovado.

Folha Cursos traz videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas.

Aqui você encontra todos os cursos e materiais específicos para os concursos PRF e PF 2021!

Curso Intensivo Direto ao Ponto PRF

folha cursos

Por cargo

Por carreira

Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.