Concursos PM AM, PC AM e Bombeiros AM estão previstos na LDO 2022
Deputados aprovaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, que garantem a realização dos concursos PM, PC e Bombeiros AM.
Autor:
Publicado em:16/07/2021 às 10:30
Atualizado em:16/07/2021 às 10:30
Diversas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 foram aprovadas, nos últimos dois dias, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Entre elas estão as que garantem a realização dos concursos PM AM,Bombeiros AM ePC AM.
Por unanimidade, os deputados aprovaram sete emendas de autoria do presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade. Entre elas, o destaque foi para a que autoriza o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
"A Polícia Militar não faz Concurso Público há dez anos. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde 2010", disse o presidente da Aleam.
As emendas do deputado estadual Felipe Souza também foram aprovadas, com destaque para a que garante a realização do concurso público da Polícia Civil do Amazonas.
O deputado estadual Delegado Péricles também teve três emendas aprovadas, assegurando a realização dos concursos PM, Bombeiros e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
"Não há outro beneficiado maior do que a população com a realização desses concursos. São instituições que estão há mais de dez anos sem fortalecimento e renovação do seu efetivo e precisam de sobrevida. Além do Ipaam, que lida com essa falta de pessoal, as Forças de Segurança seguem cada vez mais suscetíveis aos danos causados pela ausência total de investimentos, de pessoal, de inteligência" disse o deputado.
A aprovação das emendas à LDO são um indicativo para que os concursos ocorram. Para isso, no entanto, não basta apenas a reserva orçamentária, mas o aval por parte do Governo do Estado.
Governador promete aval para 2.525 vagas
A autorização, por outro lado, está perto de ser oficializada. No último dia 8, o governador do Amazonas, Wilson Lima, autorizou a abertura de 2.525 vagaspara as Forças de Segurança do Estado.
De acordo com o governador, as comissões seriam formadas nesta semana, assim como a distribuição das vagas para cada força seria revelada. No entanto, até o momento, as portarias não foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
"Na semana que vem, quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penintenciária", explicou Wilson Lima.
Os concursos são aguardados desde 2018, quando 1.300 vagas foram anunciadas para toda a Segurança Pública do Amazonas. No entanto, os editais não foram publicados por questões orçamentárias.
Do total de vagas anunciado naquele ano, 424 vagas seriam para o concurso da Polícia Civil AM, 681 para a PM AM e 228 para o Corpo de Bombeiros do Amazonas.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis: