Concursos PM e Bombeiros MT têm comissões formadas; editais em 2021
Governo de Mato Grosso forma comissões organizadoras dos concursos para PM e Bombeiros MT. Veja os detalhes!
Autor:
Publicado em:18/08/2021 às 12:18
Atualizado em:18/08/2021 às 12:18
Mais um passo foi dado rumo à abertura do concurso para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Mato Grosso. O governo instituiu as comissões organizadoras dos novos editais, previstos para publicação ainda em 2021.
Os nomes dos integrantes de cada comissão foram divulgados no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 18. Confira a seguir:
Comissão organizadora do concurso PM MT
Presidente:
Cel André Avelino Figueiredo Neto, Matrícula 52504, PMMT
Membros:
Ten Cel André Wilian Dorileo, Matrícula 70132, PMMT;
Ten Cel Anderson Luiz do Prado, Matrícula 7479, PMMT;
Ten Cel Neder Salles de Siqueira, Matrícula 86320, PMMT;
Ten Cel Fernando Giroto Santiago, Matrícula 86303, PMMT;
Ten Cel Almir de França Ferraz, Matrícula 110817, PMMT;
Félix Lautom Marques da Silva, Analista Administrativo da Área Meio, Matrícula 263070, SEPLAG;
Francisvaldo Pereira de Assunção, Analista Administrativo da Área Meio, Matrícula 85736, SEPLAG.
Comissão organizadora do concurso Bombeiros MT
Presidente:
Cel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, Matrícula 91789, CBMMT.
Membros:
Ten Cel BM Danilo Cavalcante Coelho, Matrícula 113124, CBMMT;
Maj BM Heitor Alves de Souza, Matrícula 128675, CBMMT;
Cap BM André Conca Neto, Matrícula 221034, CBMMT;
Camila Kamila Ester Souza Tavares, Técnico Administrativo da Área Meio, Matrícula 233165, SEPLAG;
William Victor de Mattos, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Matrícula 265308, SEPLAG.
Tais integrantes serão responsáveis por conduzir os preparativos internos dos concursos. Como por exemplo, levantamento dos cargos com maior necessidade e orçamento disponível para as nomeações.
Concurso para Polícia Militar terá novo edital publicado em 2021
(Foto: Divulgação)
As comissões também elaboram os projetos básicos dos concursos, que funcionam como um espelho para os editais. Esses documentos integram a escolha da banca organizadora.
Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
Em 2018, a Polícia Militar e os Bombeiros de Mato Grosso chegaram a formar uma comissão para concurso de oficiais. Porém, os preparativos para seleção não chegaram a avançar.
Ainda não há informações se o novo processo seletivo terá vagas para soldados e/ou oficiais.
Governador anuncia concursos PM e Bombeiros MT em 2021
O Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, confirmou a abertura de novos concursos para órgãos de Segurança do Estado. De acordo com ele, a publicação de editais para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros deve ocorrer em 2021.
O anúncio ocorreu durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, no último dia 6 de agosto.
O grande obstáculo para abertura dos concursos era o orçamento. No entanto, segundo o governador, essa questão já foi solucionada com o equilíbrio fiscal. Mauro Mendes reconheceu a necessidade de novos servidores e a urgência pelos editais.
“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.
Também presente no evento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis, destacou a publicação de novo edital para recomposição do efetivo. “O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais".
Além da PM e Bombeiros MT, estão previstos concursos para Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Em 2012, ocorreu o último concurso para o Corpo de Bombeiros e para Polícia Militar de Mato Grosso. A oferta foi de 30 vagas para oficiais, sendo 27 para homens e três para mulheres.
Além da escolaridade, foi preciso ter idade entre 18 e 25 anos de idade na data da matrícula e altura mínima de 1,67m para o sexo masculino e 1,57m para o feminino.
A Covest, Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi a banca organizadora. Os concorrentes foram submetidos a prova objetiva, avaliação física. Além de avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.
A prova objetiva teve questões de: Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. Os aprovados nas etapas ainda passaram pelo curso de formação.
Os salários, na época, eram de R$3.548,94 durante o curso de formação e de R$5.467,94 depois da conclusão.