Em meio a esse cenário, a banca organizadora mantém outros concursos em andamento, inclusive um no mesmo município, mas voltado para a área Fiscal.
Em nota enviada à imprensa na manhã desta quinta-feira, 11, o IAN confirmou a continuidade de todos os demais editais. A banca reforçou aos candidatos que a suspensão do concurso da Educação não se aplica às outras seleções.
Desde a decisão da Justiça, o IAN vem contestando a ação do Ministério Público e reforça que as acusações foram prontamente respondidas nos autos do processo.
"Tais alegações ignoram completamente a estrutura, a gestão administrativa e a organização do IAN, bem como as modernas metodologias implementadas após a pandemia em diversas organizações. Discordar do modelo de funcionamento do Instituto não constitui prova de irregularidade", diz a banca no seu pronunciamento.
Um dos motivos que levaram a Justiça a suspender o concurso de Magé foi justamente a ausência de sede física, de equipe técnica e de recursos tecnológicos.
O MP RJ também destacou que, durante a execução do concurso, houve mudanças em regras previstas no edital, como critérios de aprovação e normas de correção, em desacordo com os princípios da legalidade e da vinculação ao edital.

IAN confirma que concursos RJ em andamento não foram afetados com a suspensão
(Foto: Divulgação)
A banca organizadora ainda reforçou que, sempre que solicitada, mantém-se à disposição para esclarecer todos os questionamentos do Ministério Público.
"A contratação do IAN pelo Município de Magé seguiu integralmente os requisitos legais, incluindo habilitação técnica, jurídica e econômico-financeira, amparada por extensa documentação que comprova nossa capacidade acadêmica, logística e operacional. O IAN atende rigorosamente aos critérios legais para prestação de serviços entidades públicas, mantendo padrões elevados de eficiência e garantindo que a Administração Pública selecione profissionais de alto nível.
Além de Magé RJ, a banca organizadora também é responsável por outros concursos RJ, como o de Belford Roxo RJ, Mangaratiba RJ e Nilópolis RJ.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!
Concurso Magé RJ terá provas em outubro
Embora o concurso da Educação siga suspenso, a seleção voltada para a área Fiscal mantém seu cronograma em andamento. Na última quarta-feira, 10, foi encerrado o prazo de inscrições e, agora, os candidatos se preparam para a etapa de avaliação.
As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro e terão a seguinte estrutura:
Nível médio
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Legislação Municipal: 5 questões; e
- Conhecimentos Específicos: 15 questões.
Nível superior
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Legislação Municipal: 10 questões; e
- Conhecimentos Específicos: 15 questões.
A prova objetiva valerá 100 pontos, sendo aprovado quem alcançar, no mínimo, 50 pontos sem zerar nenhuma disciplina.
Mais de 7 mil inscritos estão confirmados na seleção.
Concurso Belford Roxo RJ terá provas este mês
Com vagas 1.723 vagas na Educação, o concurso Belford Roxo RJ terá provas aplicadas neste mês de setembro. Veja a seguir as datas e a estrutura da avaliação!
21 de setembro
- manhã (9h às 12h): professor I; e
- tarde (14h às 17h): professor II.
28 de setembro
- tarde (14h às 17h): auxiliar administrativo.
O edital de convocação com os locais de prova será divulgado no dia 16 de setembro.
As avaliações objetivas para os cargos de professor serão compostas por 40 questões, abrangendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Legislação Municipal, Conhecimentos Pedagógicos e Específicos da área.
Já para o cargo de auxiliar administrativo, a prova contará com 30 questões, a serem distribuídas entre Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos.
Para garantir a aprovação, o candidato deverá alcançar pelo menos 50% de acertos no total da prova e não zerar em nenhuma disciplina.
