A Proposta Orçamentária de 2021 para o Tocantins prevê a realização de oito novos concursos públicos no estado. Veja quais são os órgãos!
Autor:
Publicado em:07/12/2020 às 13:05
Atualizado em:07/12/2020 às 13:05
O estado do Tocantins deve realizar novos concursos em 2021. No Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021), enviado em novembro para Assembleia Legislativa, há reserva para seleções em oito órgãos.
Os concursos TO previstos na Proposta Orçamentária do próximo ano são para os seguintes órgãos:
Tribunal de Contas do Estado (TCE TO);
Ministério Público do Tocantins (MP TO);
Assembleia Legislativa do Tocantins (AL TO);
Bombeiros TO;
Polícia Militar TO;
Polícia Penal TO;
Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins;
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).
No Ministério Público, por exemplo, está prevista a realização de concursos para membros e servidores. O órgão não publica editais para ingresso de efetivos desde 2012.
Já Tribunal de Contas do Estado não realiza novo concurso há 12 anos. Existe uma grande demanda por servidores de carreira, ao passo que o órgão registra um expressivo número de comissionados.
O PLOA 2021 do Tocantins traz ainda a estimativa de concurso público para servidores do sistema penitenciário, prisional e socioeducativo. Nesse caso, são esperadas vagas para Polícia Penal.
Vale destacar que a reserva no Projeto de Lei Orçamentária indica que os concursos estão no radar do governo do Estado para que sejam autorizados. O texto também será apreciado pelos deputados estaduais e poderá apresentar mudanças.
Cada órgão, após um estudo interno, deve definir o quantitativo de vagas que será aberto, os cargos, escolaridades e salários.
Concurso PM TO terá oferta de mil vagas para soldado
O concurso para Polícia Militar do Tocantins já tem oferta confirmada: mil vagas para soldado. Não há previsão de oportunidades para oficiais.
O cargo de soldado exige nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
O Cebraspe também já foi contratado como banca organizadora do concurso PM TO. O edital estava previsto para o último dia 27 de novembro, mas acabou não sendo publicado.
A corporação justificou o atraso pela necessidade de ‘adequações técnicas’, que foram solicitadas pelo governo do Estado.
Sobre novos prazos, a PM não revelou uma nova data prevista para o edital ser divulgado. Mas, garantiu em suas redes sociais que:
"As novas adequações já estão sendo realizadas, estimando que o edital seja lançado nos próximos dias."
Resumo do concurso PM TO
Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
Banca: Cebraspe
Cargo: soldado
Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
Vagas: mil
Status: cronograma em definição
Concurso Assembleia TO: Justiça determina edital em seis meses
Um novo concurso Assembleia TO deverá ser realizado em 2021. Isso porque a Justiça determinou que um novo edital seja publicado em até seis meses após a pandemia do Coronavírus.
A decisão foi concedida, em julho, pelo juiz Roniclay Alves de Morais da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas. O edital deverá ser divulgado após o término do decreto de calamidade pública no Tocantins.
Atualmente, o decreto vale até o dia 31 de dezembro de 2020. Caso não haja prorrogação, o concurso Assembleia TO terá que ser realizado em seis meses, até o fim de junho de 2021.
A Justiça determinou que não poderá haver previsão de vagas exclusivas para cadastro reserva, como estava planejado no concurso de 2016, que foi anulado.
O edital do novo concurso Assembleia TO é aguardado desde o início de 2018, quando a necessidade de aumentar o quadro foi matéria de uma ação civil pública ajuizada pelo MP TO.