Concursos TRT 2022: veja lista ATUALIZADA de editais previstos
Vários tribunais da Justiça do Trabalho estão sem cadastro de reserva. Saiba agora quais são os concursos TRT 2022 que podem sair este ano.
Autor:
Publicado em:06/04/2022 às 12:15
Atualizado em:06/04/2022 às 12:15
O ano de 2022 promete ser muito promissor para quem está procurando por um concurso TRT. Afinal são muitos órgãos com validade encerrada e que já estão se manifestando em prol de um novo edital para servidores.
O CSJT deu a autorização para que os tribunais possam realizar novos concursos.
Se você busca um concurso nesta área, é preciso ficar de olho! Já tem concurso TRT com edital publicado e com inscrições abertas!
Para te ajudar, separamos este espaço para você ter acesso aos concursos TRT 2022 que estão confirmados e previstos. Veja as informações atualizadas em maio!
Ah, e não deixe de seguir as redes sociais da Folha Dirigida para ficar bem informado 24 horas sobre as notícias no mundo dos concursos públicos:
⇒ TRT 4 - Rio Grande do Sul (inscrições abertas até 31 de maio)
No Rio Grande do Sul, o concurso TRT4 foi o mais rápido desta lista e já tem edital publicado. São oferecidas sete vagas imediatas mais cadastro reserva, nos cargos de técnico e analista.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, com sede em São Paulo (capital), começou a debater a realização de um novo concurso TRT SP. No entanto, este edital visará provimento na magistratura.
Isso mesmo, as chances devem ser para juízes, cuja seleção começou a ser debatida. Durante uma visita institucional, foi comentado a possibilidade de abertura de concurso para a magistratura. O processo ainda está em fase inicial.
Já em Minas Gerais, as vagas devem ser para o quadro da área de apoio. A abertura de um novo concurso TRT MG para técnicos e analistas foi aprovada pela Mesa Diretora.
A comissão organizadora para cuidar dos preparativos foi formada no fim de abril. A publicação feita em diário oficial confirmou que o concurso contemplará a cargos de técnico e analista judiciários do quadro do tribunal.
O TRT MG também já está em contato com bancas para serem a organizadora. A FCC, por exemplo,está descartada.
O último concurso TRT MG aconteceu em 2015 e está sem cadastro de reserva válido desde 2019.
O nordeste também deve ser contemplado e o TRT da Bahia já se movimentou.
A comissão organizadora foi formada em 17 de maio. Além disso, o documento publicado já traz um prazo de 60 dias para o envio do projeto básico à presidência do tribunal.
O projeto básico é utilizado para encaminhar o processo de contratação da banca organizadora.
Vale lembrar que o concurso do TRT BA é aguardado desde 2018.O TRT BA está sem concurso há quase dez anos, já que o último edital foi lançado em 2013 e já não tem mais validade.
No início de maio, o órgão já estava em contato com bancas organizadoras. O Idecan é uma das que está na disputa. Depois da contratação da banca, o edital fica iminente para sair.
Concursos TRT podem ter vários editais durante o ano de 2022
(Foto: Divulgação)
⇒ TRT 9 - Paraná
O TRT do Paraná é mais um tribunal na região Sul do país que tem intenções de realizar um novo concurso público. Depois de formada uma comissão organizadora.
No início de maio, o tribunal informou à Folha Dirigida que estava na fase de elaboração do edital que será utilizado para a contratação da banca organizadora.
O concurso TRT 12 poderá preencher vagas para área da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Em resposta à Folha Dirigida, o tribunal informou que a autorização foi para estes cargos, mas ainda não confirmou se realizará ou não uma nova seleção.
Dessa forma, a seleção deve avançar neste período, mas nada impede do tribunal já ir se movimentando para adiantar os preparativos.
Em resposta à reportagem, o TRT PB diz que ainda não trabalha com um cronograma.
⇒ TRT 14 - Rondônia e Acre
Mais um nessa lista é o TRT 14, que contempla os estados de Rondônia e do Acre.
No dia 18 de maio, foi formada a comissão organizadora que vai trabalhar na elaboração do concurso. A publicação consta no Diário Oficial.
De acordo com a Secretaria de Gestão de Pessoas do Regional, a abertura de um novo concurso é imprescindível para a reposição da força de trabalho no tribunal.
A informação do TRT 14, em maio, é que possui 82 cargos vagos, sendo para analista judiciário (áreas administrativa, judiciária, especialidade de Oficial de Justiça Avaliador Federal e especialidade de Tecnologia da Informação) e para técnico judiciário (área administrativa e especialidade de Tecnologia da Informação).
Para a abertura do novo concurso, o TRT da 14ª Região solicitou este mês ao CSJT aporte orçamentário de R$ 4 milhões.
⇒ TRT 15 - Campinas
Mais um que está trabalhando para uma próxima seleção é o TRT 15.
No início de maio, em resposta à Folha Dirigida, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região confirmou as tratativas em estudo com banca organizadora.
Em maio, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão informou que já está na fase de estudos para elaborar o termo de referência que será usado para a contratação da banca organizadora.
Em abril, o TRT ES também respondeu a nossa reportagem que recebeu a autorização para o edital.
A última informação é que o órgão estava trabalhando para formar a comissão organizadora.
O último do concurso TRT ES está sem validade há quase quatro anos, já que a vigência expirou em fevereiro de 2018. Inclusive, naquele ano, um novo edital chegou a ser autorizado.
No TRT 19 foi formado o grupo de trabalho que ficará responsável pelos preparativos e por atuar no processo de escolha da banca organizadora.
O grupo formado também deve estar junto no planejamento, coordenação e supervisão do concurso até a sua homologação.
O presidente do tribunal também já aprovou a realização do novo concurso TRT AL. O aval foi dado por unanimidade, tendo em vista a necessidade em repor o quadro de servidores efetivos do TRT19.
A última informação, de 10 de maio, é que o orçamento para realizar o concurso já foi solicitado ao CSJT.
O órgão informou que estava na fase de prospecção das propostas técnicas das instituições interessadas.
O TRT PI esperava ainda pelo repasse orçamentário por parte do CSJT, para poder avançarnas tratativas do concurso.
Vale lembrar que o TRT22 não realiza concurso público há mais de dez anos. O último concurso TRT PI foi publicado em 2010, com vagas para técnicos e analista, de níveis médio e superior.
O concurso TRT MT está ganhando força. Em 17 de maio, o tribunal publicou em diário oficial a"equipe de planejamento da contratação" visando definir a banca organizadora da próxima seleção.
Anteriormente em resposta à Folha Dirigida, o tribunal já havia informado que recebeu o aval do CSJT para o concurso e que tinha a intenção de fazer a seleção em 2022 ou 2023.
Já está confirmado pelo tribunal que a oferta de vagas será para cargos da área de apoio.
Veja todos os TRTs sem concursos válido
São muitos os órgãos da Justiça do Trabalho sem concurso TRT válido. Com isso, eles não podem convocar aproveitando ao cadastro de reserva. Além disso, quando acaba a validade de um, geralmente o órgão já começa a realizar estudos para um novo.
Além dos citados acima, os órgãos cujos concursos estão sem validade e podem ocorrer são:
TRT 10ª Região - Distrito Federal e Tocantins
TRT 13ª Região - Paraíba
TRT 14ª Região - Rondônia e Acre
TRT 16ª Região - Maranhão
TRT 18ª Região - Goiás
TRT 19ª Região - Alagoas
Além desses, alguns tribunais não listados acima fizeram concursos recentemente, mas tiveram o prazo de validade suspenso em função da pandemia. Exemplos são os TRTs do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e outros.
Outro indicativo e que costuma reforçar a chegada de um novo concurso é a reserva de orçamento.
Na Justiça do Trabalho isso ocorre anualmente, seja para provimento por meio de novos editais ou para a nomeação contemplando os que estão em andamento.
Inclusive, a Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano conta com reserva de 232 vagas para novos concursos TRTs. Do total, são 52 para criação e 180 para provimento.
O texto já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, não especifica quantas dessas vagas são destinadas a cada tribunal, além de também não mencionar os possíveis cargos.