Concursos TRTs: Conselho discute autorizações de mais provimentos

A autorização de novos provimentos nos concursos TRT's está em discussão pelo Conselho Superior. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:20/03/2024 às 10:31
Atualizado em:20/03/2024 às 13:16

A autorização de novos provimentos dos concursos TRT's e o nível superior para o cargo de técnico judiciário foram abordados em reunião no dia 15 de março.


O encontro foi entre a secretária de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Rosa Casado, e a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).


Diante da dificuldade dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) com a falta de pessoal, a Fenajufe ressaltou a importância de novas autorizações de provimentos.


A secretária Rosa Casado informou que espera a sinalização do presidente Lélio Bentes Corrêa para as autorizações.


>>>Vai fazer mais de um concurso? Estude com a Ilimitada do QC


Para manter a excelência e qualidade na prestação jurisdicional na JT, a Federação fará intervenção junto à presidência do CSJT pelas nomeações.


Há ainda diversos projetos de lei, em tramitação, que criam milhares de cargos nos Tribunais Regionais do Trabalho.


A autorização de mais provimentos, por meio de portaria do Conselho Superior, é fundamental para que os TRT's possam nomear aprovados em concursos públicos e suprir a carência de pessoal.


> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!


Outro ponto abordado na reunião foi a importância de atualização do Ato CJST nº 193/2008 para que a normativa seja compatibilizada com a Lei nº 14.456/2022, que estabeleceu o nível superior como requisito de ingresso no cargo de técnico judiciário.


A secretária de Gestão de Pessoas do CSJT informou que o tema será mais discutido no Conselho, e no próprio Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, onde já existe um debate sobre a descrição de cargos.


Recentemente foi publicado o Ato CSJT nº 15/2024, que alterou a descrição das atribuições do cargo de analista judiciário, área Judiciária, especialidade oficial de justiça avaliador federal prevista no anexo único do Ato CJST nº 193.

Concursos TRTs têm mais de mil vagas no Orçamento de 2024

Uma boa notícia é que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro, traz a previsão de 1.876 vagas para a Justiça do Trabalho.


Desse total, 1.761 são para provimento de cargos, ou seja, para a nomeação de aprovados em concursos públicos.


As demais se referem aos Projetos de Leis Complementares (PLC), que buscam a criação de 115 postos nos Tribunais Regionais do Trabalho.


No geral, o texto não detalha as carreiras em que serão preenchidas as vagas. Os números representam somente uma estimativa para criação ou provimento de novas oportunidades no serviço público. O que não configura uma autorização para editais.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Concurso TRT RJ tem edital previsto para o segundo semestre

Entre os novos concursos da Justiça do Trabalho previstos para 2024 está o do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT RJ).


Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), Ricardo Quiroga confirmou que o TRT RJ realizará um novo concurso no segundo semestre.


De acordo com ele, o já conta com previsão orçamentária.

"O TRT RJ vai fazer concurso, está previsto no seu orçamento e planejamento. O concurso ocorrerá no segundo semestre deste ano", afirma o representante do Sisejufe.

Oficialmente, o TRT RJ já confirmou que há estudos em andamento para realizar um novo concurso em 2024.


Segundo o tribunal, ainda não há um cronograma definido, mas o vice-presidente do Sisejufe adiantou que as tratativas iniciais estão avançadas.

"Em fevereiro, conversamos com a Administração do tribunal e eles já estão correndo atrás disso, como a escolha da banca e quais cargos serão ofertados. A quantidade de vagas ainda depende do próprio CSJT. Mas a preparação do edital já está sendo acelerada", diz Ricardo Quiroga.

A seguir, confira a entrevista na íntegra sobre o novo concurso TRT RJ: