Confira as disciplinas semelhantes nos concursos TJ RJ e PC RJ

Veja as disciplinas que podem ser conciliadas nos concursos PC RJ para investigador e TJ RJ para técnico judiciário, ambos para nível médio.

Autor:
Publicado em:11/08/2020 às 08:30
Atualizado em:11/08/2020 às 08:30

O concurso PC RJ segue na pauta do Governo do Estado e da Corporação. Portanto, é preciso ter paciência e determinação para alcançar o objetivo.

Apesar de áreas diferentes, os concursos para a função de investigador da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e para o cargo de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro possuem algumas matérias em comum.

Neste caso, enquadram-se as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Administrativo, conforme o botão abaixo.
 

Comparativo TJ-RJ e PC-RJ

Editais da PCERJ dependem da pandemia


Com o bloqueio de mais de 10 mil cargos na estrutura do governo do estado, sendo mais de 900 na Polícia Civil-RJ, a tendência é que os editais só sejam divulgados no final deste ano ou no início do próximo, dependendo das condições sanitárias no estado.

No entanto, esse prazo também será preciso para que novas vacâncias surjam nos quadros da corporação e possam ser revertidas para o concurso.
 

+ Como aproveitar os estudos do concurso PC RJ no edital PCDF?


A previsão inicial era que fossem oferecidas 864 vagas em sete funções, mas em funções do bloqueio de mais de 900 cargos na corporação, para que o Estado do Rio de Janeiro possa se manter no Regime de Recuperação Fiscal, é possível que a oferta do concurso seja alterada.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Média anual de vacâncias favorece concurso PC RJ


Todas as vagas que surgirem após o dia 15 de junho, quando foi publicado o Decreto nº 47.117 que bloqueia os cargos, poderão ser oferecidas no concurso.

E a tendência é que até o final do ano mais de 300 cargos fiquem vagos, podendo ser revertidos para o novo concurso. De janeiro a 15 de junho, 65 cargos ficaram vagos na estrutura da Polícia Civil.


+ Concurso PC RJ inspetor: tópicos semelhantes ao concurso PC PR


No entanto, por ano, a corporação tem uma média de 400 saídas de servidores por meio de aposentadorias, mortes e exonerações.

Sendo assim, é possível que mais de 300 novas vagas surjam até dezembro, permitindo assim a realização dos concursos.

Se a média de vacâncias anuais se mantiver, outras 1.600 vagas poderão surgir e ser preenchidas durante o prazo de validade dos concursos (dois anos, podendo dobrar), pelos aprovados que estiverem no cadastro de reserva.
 

Concurso PC RJ deve divulgar edital após a pandemia (Foto: Divulgação)
Concurso PC RJ deve divulgar edital após a pandemia
(Foto: Divulgação)


Dessa forma, haveria a necessidade de a Polícia Civil fazer uma nova redistribuição das vagas do concurso pelos cargos que serão oferecidos.

A meta da corporação é contratar servidores para as seguintes funções: auxiliar de necropsia (nível fundamental), técnico de necropsia, investigador (ambos de nível médio), inspetor, perito legista, perito criminal (todos de nível superior) e delegado (Direito).
 

+ Concurso PC RJ investigador: qual pontuação mínima para aprovação?


As remunerações variam de R$4.506,27 a R$18.747,95. Para os seis primeiros cargos, a Polícia Civil havia escolhido o Instituto AOCP para organizar o concurso.

Já para delegado, o Instituto Acesso. Ainda não se sabe se, havendo uma redução das vagas do edital, será necessário realizar um novo processo licitatório para escolher as instituições que aplicarão as provas.
 

“Os candidatos devem manter os estudos em dia. Aqueles que pararem a preparação e só voltarem quando os editais estiverem para sair, vão ficar para trás, pois será difícil recuperar o tempo perdido. Eles precisam ter consciência de que os concursos não foram cancelados em virtude da pandemia e do bloqueio dos cargos. O que houve foi apenas um adiamento”, disse Marco Brito, especialista em preparação para concursos.